SUÉCIA: SERENA, LINDA E LOURA
Por Claudia Liechavicius
A Suécia tem sua raízes fincadas num passado bem longínquo. Há indícios de que já era povoada na Idade da Pedra e do Bronze. Ruínas de comunidades comerciais foram encontradas no sul do país. Em Skane, um conglomerado de pedras misteriosas e lendárias, reunidas pela mão do homem provavelmente em meados do século VII, podem ser visitadas. No século X a cultura viking prosperou. No século XIV Suécia, Noruega e Dinamarca estiveram unidas e governadas por um único monarca. Mas, em 1523, o país se tornou independente, cresceu e prosperou.
Vista aérea da cidade de Estocolmo.
HELSINGBORG .
Helsingborg é uma cidadezinha portuária e uma das principais áreas industriais do país, com pouco mais de 100 mil habitantes. Fica no condado de Skane, no sul da Suécia. É conhecida como a cidade que liga a Suécia ao restante da Europa. Com o auxílio de uma balsa chega-se em poucos minutos à Helsingor, na Dinamarca. Embora a cidade já tenha ostentado várias fortificações apenas a Torre de Kärnan se mantém de pé. Em estilo gótico, a câmara municipal e a igreja de Santa Maria valem uma visita. A cidade é bem pequena e em pouco tempo pode ser visitada.
.
Nos livros da trilogia Millennium, Stieg Larsson descreve em detalhes as cidades de Estocolmo, Malmo, Uppsala e Goteborg. Dá vontade de circular por lá ao ler.
.AO LONGO DO TEMPO
Suécia. Alma gêmea da Noruega, Dinamarca e Finlândia. Astral pacífico, não se envolve em conflitos há mais de 200 anos. Economia próspera, é membro da União Europeia desde 1995. Berço de nomes ilustres. Na música, o eterno ABBA. No cinema, as admiráveis Greta Garbo e Ingrid Bergman. No esporte, o imbatível Björn Borg. Na literatura, o magnífico Stieg Larsson que escreveu a surpreendente trilogia "Millennium" estampada nas livrarias do mundo inteiro. Para completar, seus filhos são louros, lindos, altos e de olhos azuis. Belos descendentes vikings.
.
Pedras de Ale, em Skane, no sul da Suécia. Um mistério a ser desvendado.
ESTOCOLMO
Pequena, discreta, charmosa e cercada de água por todos os lados. Foi construída sobre 14 ilhotas. É a capital do país e a maior cidade, com população em torno de 800 mil habitantes. Pode ser percorrida a pé facilmente. Ostenta canais espetaculares, muitos museus e prédios históricos pintados em tom pastel. Em Gamla Stan - Cidade Velha - pulsa o coração medieval da cidade, em três ilhas. Com sua tradição real, não poderia faltar um palácio, claro. E lá está ele, o Kungliga Slottet, do século XVII, renascentista com interior barroco e rococó. Na bonita Stortorget Square, fica o Nobelmuseet, um dos tantos museus. A leste, na ilha de Skeppsholmen, fica o Moderna Museet com obras de artistas como Kandinsky, Dalí, Magritte e Picasso. Mais ao sul está o enorme museu a céu aberto, o Skansen, que ilustra a história social da Suécia por meio de 150 prédios antigos, além de ter também um zoológico. A maioria dos bares da moda ficam na Praça Stureplan e na Ilha de Sodermalm, reduto de músicos e artistas. Norrmalm é um bairro empresarial onde estão prédios importantes como a Royal Opera e o National Museum. O paraíso do consumo fica concentrado nas grandes lojas de departamentos, galerias e lojas de design das ruas Hammgatam, Kungsgatan e Klarabergsgatan.
Helsingborg é uma cidadezinha portuária e uma das principais áreas industriais do país, com pouco mais de 100 mil habitantes. Fica no condado de Skane, no sul da Suécia. É conhecida como a cidade que liga a Suécia ao restante da Europa. Com o auxílio de uma balsa chega-se em poucos minutos à Helsingor, na Dinamarca. Embora a cidade já tenha ostentado várias fortificações apenas a Torre de Kärnan se mantém de pé. Em estilo gótico, a câmara municipal e a igreja de Santa Maria valem uma visita. A cidade é bem pequena e em pouco tempo pode ser visitada.
Helsingborg é o ponto de maior proximidade com a cidade de Helsingor, na Dinamarca.
A câmara municipal - Rådhuset.
MALMÖ
Terceira maior cidade sueca com população de aproximadamente 300 mil habitantes. Fica no extremo sul do país. Foi fundada no final do século XIII e hoje é considerada importante centro comercial.
A ponte Öresund facilitou enormemente a ligação entre Suécia e Dinamarca. Construída em 2000, a ponte tem 8 quilômetros de extensão, sendo 4 quilômetros de túnel feito na ilha artificial de Pepparholmen e o restante sobre a água.
O centro antigo de Malmö tem vários prédios interessantes em Stortorget e Lillatorg, próximo a praça principal. A câmara municipal ocupa um belo prédio renascentista. A igreja de St. Petri é uma das construções mais antigas da cidade. Malmö é pequena, rapidamente é possível percorrer os principais pontos de interesse. A grande estrela é realmente a ponte.
.
MAPA DA SUÉCIA
INFORMAÇÕES ÚTEIS
IDIOMA: Sueco. Mas, o inglês é falado por todos.
REGIME POLÍTICO: monarquia. O papel do rei foi sendo gradualmente reduzido a funções cerimoniais.
MOEDA: coroa sueca - SEK. 1 coroa sueca = 0,25 reais.
FUSO HORÁRIO: + 4 horas em relação ao horário de Brasília. Nos períodos em que o Brasil adota o horário de verão a diferença cai em uma hora.
Claudia!
ResponderExcluirA Suécia é uma falta grave no meu curriculum de viajante...hehe...tenho até o guia mofando na prateleira e não consigo programar um passeio até lá!Pelo seu post já vi que vale muito a pena...
Beijos
Margarida!
ResponderExcluirA Suécia é uma gracinha. Muito parecida com a Dinamarca e com a Noruega. As construções se assemelham, assim como as fisionomias e os costumes. Vale programar uma viagem para lá!!!
Bjs
Claudia
ResponderExcluirSenti falta da localização no mapa das duas cidades citadas no post: Helsingor e Malmo.
abs
VS
VS
ResponderExcluirHelsingor e Helsingborg têm nomes muito parecidos. Helsingor fica na Dinamarca uns 35 Km acima de Copenhague. Helsingborg fica exatamente na mesma altura, mas é uma cidade sueca. Malmo fica na altura de Copenhague exatamente e também é uma cidade da Suécia.
Ai Cláudia, como arrependo de não ter ido à Stocolmo!! Estive na Finlândia e Repúblicas do Báltico há um mês e não me programei melhor para passar uns bons 3 dias na capital escandinava mais interessante! :(
ResponderExcluirBem, esta oportunidade há de aparecer novamente...! Inshallah!! ;)
Ótimo relato!!
Grande beijo
Fê.
ResponderExcluirEsse mundão tem tanta coisa linda!!! Ainda bem. Pois assim estamos sempre programando a próxima parada!!!!
Bjs
Querida Claudia!
ResponderExcluirMenina, os teus relatos são o máximo...
Obrigada por visitar meu blog, adorei. Você é gaúcha? Então somos duas!!! Que bom!
Beijo
Ilaine.
ResponderExcluirEu sou uma gaúcha carioca. Mora há mais de 20 anos no Rio, mas estou sempre por perto da família!!! Sempre que posso volto às raízes.
Bjs
Claudia!
ResponderExcluirEu me apaixonei por esse seu relato! A Suecia já esta na minha lista há um tempao, mas o (medo do) frio me empurra sempre para lugares mais quentes.
Preciso urgentemente rever meus conceitos!
Bjs
Luisa.
ResponderExcluirConfesso que quente, realmente não é!!! Fui em outubro e já estava friozinho, mas nada insuportável. Vale programar essa viagem. Vale mesmo!!!!
Bjs
ó país belo, de zilhões de ilhas!
ResponderExcluirA Escandinávia é 10!!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Oi Claudia, a Suecia e um pais lindo mesmo!! So faltou falar do IKEA sem duvida uma das coisas mais conhecidas da suecia no mundo na atualidade, infelizmente ainda nao temos uma loja deles no Brasil, fiz um Post uma vez no Blog contando a historia do IKEA, bem legal o fundador comecou vendendo fosforos e hoje e o homem mais rico da europa.
ResponderExcluirPs: Pelo visto vc conseguiu adicionar meu Blog ao seu Blogroll.. Obrigado :D
Ps 2: estou seguindo vc pelo Twitter tb
Bjo
Bem, no blogroll consegui incluir você. Já, no twitter... confesso que minha assiduidade anda em baixa.
ResponderExcluirValeu!!
Olá. Viemos dar com o "Viajar pelo Mundo" através do site blogs de viagem e gostamos muito de conhecer este espaço. Vamos acompanhar.
ResponderExcluirAbraço
Legal! Sejam bem-vindos!!!!
ResponderExcluirO desafio da Fábrica de Letras está lançado!
ResponderExcluirPara o mês de Dezembro, o tema é "Natal".
Para participar basta escrever um texto sobre o tema proposto e inscrever-se no link que estará à disposição na nossa Fábrica, no dia 1 de cada mês.
Podem ser usados textos,poemas, desenhos, pinturas, contos, fotos ou vídeos.
Participa, divulga!
tah na minha lista conhecer os paises nordicos. só mais um pouquinho de tempo q chego la
ResponderExcluirMary. Vale a pena. Mas, presta atenção na época do ano para aproveitar melhor a viagem.
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Bj
Claudia
Cláudia, bonito é o itnerior da Suécia.Assim como a mesma parte da Noruega. Sao partes que nao devem ser esquecidas.
ResponderExcluirMesmo que as capitais norueguesa e sueca sejam lindas.
Tente e vc verá o que tô falando.
Dias felizes
graceolsson.com/blog
Oi, Grace.
ResponderExcluirVocê tem toda razão o interior da Noruega e da Suécia são lindos eu circulei bastante por esses países e adorei tudo. As paisagens, as pessoas, a cozinha, o friozinho...
Volto lá com certeza.
Cláudia, é peridoso viajar sozinha para a Suécia? Outra coisa que tenho dúvida refere-se ao fato de que estou pensando em não ficar passeando apenas em Estocolmo mas me locomover por lá. Tem alguma dica?
ResponderExcluirSuécia, Noruega e Dinamarca são três países muito calmos para se viajar sozinha e próximos um do outro. Não tem nenhum problema. Os trens cumprem um bom trabalho(mas as distâncias são longas). As capitais todas são lindas e as cidadezinhas do interior super charmosas. Tudo vale a pena na Escandinavia.
ResponderExcluirBjs
Claudia
Claudia, olha que coincidência: eu estou pesquisando pra preparar meu post sobre Estocolmo e vim parar no seu blog! São muito poucas as páginas em português sobre a Escandinávia, né? A maior parte é de empresas de turismo! E eu não consigo descobrir os nomes de alguns prédios que fotografei... Seu post é ótimo!!!!! Bjs!!!!!
ResponderExcluirQue bom, Katia!!!Volte sempre.
ResponderExcluirBj
Claudia
Olá Cláudia, estou deliciada com o seu blog, adorei está divinal, a sério!
ResponderExcluirQuem me dera ter a oportunidade de visitar tantos sitios como a Cláudia, como consegue?
Obrigada pelas informações, muito utéis.
Beijinhos, tudo de bom.
Carla dionísio
Olá, estou indo agora para Stockholm. Ficarei lá 4 dias. Gostaria de receber dicas bem legais para este período de frio intenso. Ainda estou programando o restante do percurso que deve finalizar em Londres, cidade que já conheço.
ResponderExcluirMarina
Marina.
ResponderExcluirA Suécia no inverno é muito fria!!!! Casacos poderosos são fundamentais. Essa é a dica número um. Depois, tome muito chocolate qente e chás variados (que ajudam a manter a temperatura em alta) e se perca pelas ruelas entremeando esse trajeto com museus fechados para não congelar.
Um beijo.
Claudia
Claudia,
ResponderExcluiralegria te encontrar e ler o teu texto. Tens um texto ótimo. Irei para a Suecia em setembro.Teu sobrenome me lembra duas pessoas de quem gosto muito: Nelson e Laura.Tenho um blog sobre viagens: www.correndomundo.blogspot.com
Muita alegria e encantamento.Beijo
Aldema
Oi Aldema!
ResponderExcluirMuito bom te encontrar por aqui. Adorei seu blog, também. Como eu, percebi que você adora ir e vir. É um prazer encontrar e conversar com pessoas que compartilham desse espírito "andarilho".
Laura e Nelson mandam um grande beijo para você e perguntam onde você anda? Perguntam também pelos meninos.
Suécia é um país encantador, assim como os vizinhos Dinamarca e Noruega. Tenho ótimas lembranças.
Um beijo enorme.
Claudia
Cláudia,
ResponderExcluirjá sei que estás em Paris! Que ótimo!
Estou em Stocolmo.Conhecia um pouco do interior da Suécia , Stocolmo, não. Gostei bastante.Adorei os sanduiches com muito verde!!!Percorro a cidade caminhando - um encanto.Vopu agora ao Museu Nacional.Amanhã cedo , Finlândia. Mereces Paris! Aproveita-o bem.Beijos
Aldema
Aldema,
ResponderExcluirEstive em Paris e Luxemburgo e já voltei. Aproveitei muito. Adoro viajar.
E você está na Suécia. Que espetáculo de país. Estive por aí uma vez e gostei muito. É um país sereno. As pessoas são lindas. Bom passeio pelo museu.
Divirtam-se muito!!
Um beijo
Claudia
Cládia,
ResponderExcluirPassei daqui para ver umas dicas de Estocolmo.
Estou indo para lá em Julho.
Você sabe de alguma fonte onde seja possível pesquisar a respeito da culinária local?
Bjs.
Diogo,
ResponderExcluirUm site específico para pesquisar a culinária de Estocolmo eu não sei. Mas, esse site é um dos oficiais da cidade www.visitstockholm.com ou talvez na wikipedia.
Quem sabe lá vc acha alguma coisa.
Na Península Escandinava toda a culinária é parecida. Eu amei a culinária desses países, especialmente a da Dinamarca que foi onde fiquei mais tempo e comi em excelentes restaurantes. Muitos frutos do mar (salmão,arenque, bacalhau e caviar), Smorgasbord, porco, batata e legumes.
Espero que você goste.
Claudia, estou super angustiada, meu marido foi convidado a trabalhar em Malmo e eu estou quase sem dormir, preocupada, pois estava pensando que seria na Suiça e não na Suécia, acho que fica muito longe dos outros países como itália, França... para passear, estou com medo de morar lá e não me adaptar, me de um conselho por favor...
ResponderExcluirMalmo é bem na pontinha da Suécia. Fica perto da Dinamarca, Alemanha, Polônia e depois vem toda a Europa clássica. Com um voo de uma hora vc chega em lugares incríveis.
ResponderExcluirNa vida precisamos aproveitar as chances. Divirta-se com a mudança de ares.
Bj
Hej:
ResponderExcluirHur mär du?
O idioma sueco é difícil de aprender ou é algo fácil? Ele é parecido com o norueguês e o dinamarquês?
É que eu pretendo algum dia ficar por lá pelo menos por mais de 6 meses e o idioma vai ser essencial e como eu detesto a língua inglesa vou ter de aprender o escandinavo mesmo!
Você já esteve em todas essas cidades do blog? Qual delas tu gostaste mais?
Tack!
Muito completo e esclarecedor o blog!
Douglas,
ResponderExcluirNão falo nenhuma dessas línguas. Nem norueguês, nem sueco nem dinamarquês. Portanto, não sei se são fácies de aprender. Provavelmente, seja tranquilo para quem tem facilidade com línguas.
Escrevo no blog somente sobre lugares em que já estive. E, onde estive desde 2008, quando comecei a escrever no blog. 95% das fotos são minhas e os textos todos meus.
Volte sempre.
Claudia
Olá!
ResponderExcluirDesculpas pelas palavras em sueco, eu pensei que por ter estado lá você compreenderia o básico. Eu pedi como você vai e depois agradeci (tack) pelo post, é muito completo. Eu sempre tive muita vontade de conhecer a Noruega e a Suécia e este blog atiçou ainda mais a minha curiosidade e como entendo alguma coisa em sueco seria mais fácil.
Até a próxima!
Claudinha querida, estou arrumando as malas pra lá em Setembro. Qual a época que vc foi? Como é o clima? Não quero morrer de frio! :D
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Brenda!
ResponderExcluirEstive no mês de outubro e estava frio, mas nada assustador. Temperatura acima de zero. Em torno de 10 a 15 graus. Frio mesmo peguei na Rússia no mês de março. Quase 20 graus negativos. Aí sim é de lascar. Brrrrrrrrr......
Beijos
Oi Cláudia.. onde no estado de skane ficam akelas pedras q vc falou???
ResponderExcluirEstou com meu marido em Malmo e estamos programando passeios pelo estado..gostei mito do seu blog.
A Suécia é o país europeu mais lindo e deslumbrante do mundo e eu simplesmente amo o povo sueco que é maravilhoso. E meus artistas suecos preferidos são Dolph Lundgren, ABBA, Roxette e a linda e adorável cantora Robyn que era belíssima nos anos noventa e é a intérprete da ótima canção romântica "Show Me Love." Eu costumo dizer que a Suécia é a Itália do norte europeu de tão magnífica e paradisíaca que é.
ResponderExcluirAmo a Suécia e também sou fâ das belíssimas atrizes de cinema suecas Greta Garbo, Janet Agren, Anita Strindberg e Ingrid Thulin que são simplesmente maravilhosas.
ResponderExcluirE por falar na nossa querida Suécia, eu esqueci de citar outra linda e importante celebridade sueca que eu sempre adorei desde pequeno que é a belíssima e maravilhosa Ann-Margret, grande parceira do lendário ídolo americano Elvis Presley em Hollywood. Ann era simplesmente linda e adorável e também era muito parecida fisicamente com minha querida prima Adriana Coimbra De Carvalho em sua juventude com a única diferença de que Adriana é morena e brasileira enquanto que Ann por sua vez era uma legítima e genuína loura sueca, uma verdadeira valquíria nórdica.
ResponderExcluirOi, Claudia, bza?
ResponderExcluirEstou fascinado pela Suécia, entrei no google atrás de informações e acabei aqui.
Meu interesse tem uma razão, a leitura de um autor sueco, HENNING MANKELL. Escreve romance policial. E personagem principal é policial e vive e trabalha em Ystad . A região ele chama de Escânia. Ele descreve muito as cidades desta região. Conhece essa cidade? Muito distante de Estocolmo? Acha que vale a pena passar uns 10 dias só por ali? Ah...perguntinha básica, qual a média de preço das refeições? È isso, Claudia, muito bacana este espaço. Valeu !
A Suécia éw cara se prepare, mas linda, Scania é a regiao sul de Malmo até Gotemburgo, use o aeroporte de Copenhagem para chegar lá é melhor e mais barato
ExcluirA província de Escania fica no sul do país. É onde fica a cidade de Malmo que é conectada com a Dinanmarca por uma ponte. Uma região muito charmosa.
ResponderExcluirPassei 7 dias em Malmo em NOV/2016, é fantastica, linda e educada, As suecas são todas lindas, podes crer
ResponderExcluirOlá Claudia, tudo bem?
ResponderExcluirPlanejo visitar a Suécia em Outubro. Estou pensando em passar uns 5 dias. Gostaria de saber se você recomenda se hospedar em alguma outra cidade fora Estocolmo.
Abraço!
Guilherme, o país é todo muito simpático. Mas, realmente fiquei apaixonada por Estocolmo. As cidades do norte são legais para ver a Aurora Boreal e as do sul são pequeninas e calmas.
ExcluirOi Claudia,
ResponderExcluirMeu esposo tem um compromisso no Festival que acontece em Rättvik. Iremos em final de junho/julho. Não sei se vale a pena explorar a Suécia após o festival ou ir para algum outro pais próximo. Você tem dicas de roteiros?