O SONHO DO IBITI PROJETO


O infinito verde que gira em torno da sede de uma antiga fazenda de engenho mineira da Serra da Mantiqueira e a realização do sonho do empresário Renato Machado fazem do IBITI PROJETO um conceito de hospedagem genial que mira na regeneração do planeta. Aliás, o projeto vai muito além de um conceito de hospedagem e se debruça no ideal de um mundo melhor.

Arte e natureza em comunhão.

Espalhado por um cinturão de Mata Atlântica de inacreditáveis seis mil hectares. o Ibiti Projeto está localizado numa propriedade gigantesca de Minas Gerais que foi crescendo ao longo de quatro décadas entre tons de verde, sorrisos largos, obras de arte, nascentes, córregos, cachoeiras com água cor de Coca-Cola e grutas, até circundar totalmente (para proteger) o Parque Estadual de Ibitipoca. 

Ibitipoca e suas águas acobreadas.

Em constante movimento. É um projeto vivo, Desde o nome. Já se chamou Reserva do Ibitipoca, Comuna do Ibitipoca e hoje atende por IBITI PROJETO. E mesmo que sempre figure nas listas de melhores "hotéis de luxo" do Brasil e que esteja citado entre os 50 melhores hotéis do mundo... vai além da hotelaria. É um chamado consciente de proteção e regeneração do ecossistema do nosso planeta, abraçando a comunidade local. Um trabalho socioambiental, educacional e de rewilding.

O empreendimento equilibra com harmonia a simplicidade rural, a regeneração da natureza, a sofisticação de um casarão colonial do século XVIII restaurado com visão de sustentabilidade sob a égide do renomado arquiteto Helio Pellegrino, casas remotas no alto das montanhas e um vilarejo auto sustentável, o Mogol. 

Você pode escolher como prefere viver sua experiência no Ibiti Projeto, entre esses 3 conceitos de hospedagem distintos: Engenho Lodge, Remote ou Village. O que eles têm em comum? Hospitalidade impecável, maestria na arte de bem receber, paixão pelo meio ambiente, valorização da gente da terra, produção orgânica dos alimentos que chegam à mesa, reintrodução de espécies animais em risco de extinção - como o muriqui, onça-parda e jaguatirica - e a certeza de que você será convidado a entrar na dança.

Ibiti Engenho Lodge.

IBITI ENGENHO LODGE

Foi o começo de tudo. É representado pela sede da antiga Fazenda de Engenho, com 8 amplas suítes e pela charmosa Casa do Carlinhos, praticamente ao lado da sede, com 3 quartos. Além disso, o antigo paiol foi transformado em spa, a sombra de uma grande jabuticabeira aconchega o café da manhã e uma cachoeira com espreguiçadeiras, a Prainha, garante um almoço mineiro preparado no fogão à lenha. 

Por ali, a tradição se revela principalmente na arquitetura colonial e na cozinha mineira. A equipe é de uma simpatia tão grande que faz você se sentir em casa. Uma casa cercada por varandas, onde três araras azuis vivem soltas fazendo a alegria dos hóspedes com sua algazarra constante, desde o raiar do dia.

Sala de jantar do Ibiti Engenho Lodge.

     
Suíte do Ibiti Engenho Lodge.

IBITI VILLAGE 

Uma hospedagem no Mogol é para quem quer viver dias de paz em uma pequena vila do interior cercada por montanhas com cachoeiras, acordar com o canto dos pássaros e cumprimentar os moradores do povoado quando estiver a caminho do café da manhã. 

O Mogol fica a 9 quilômetros da sede do engenho e funciona como se fosse a capital do projeto. Todas as casas do vilarejo foram reformadas cuidadosamente e decoradas dentro da cultura local. Cada hóspede tem a sua própria casa (atualmente tem 10 casas já restauradas e prontas para hospedagem) e a área comum funciona onde antigamente era a casa de Zé Pepino, com direito a cinema, spa, piscina aquecida e restaurante vegano. Tudo no melhor estilo rústico-chique. O luxo máximo da simplicidade.

Bar do Mogol.

IBITI REMOTE

Aqui a proposta é se desconectar dos barulhos da vida corrida e se conectar com a natureza a mais de mil metros de altitude. O charme maior fica por conta da banheira outdoor com o visual sem fim dos morros. Vez ou outra se pode observar caminhos branquinhos como se fosse areia do mar. Sim. É quartzito. Uma evidência de que um dia o fundo do mar esteve ali. 

Refúgio remoto nas montanha. 

Qual delas é sua escolha? Engenho, Village ou Remote? Basta escolher para viver uma experiência talhada para o seu perfil.

FOI ASSIM...

Nem faz tanto tempo, em 1981, uma fazenda de 1.400 hectares foi adquirida já com foco na preservação ambiental. Trinta anos se passaram até as portas serem abertas ao público, em 2008. Nesse meio tempo novas terras foram sendo adquiridas no entorno e incorporadas a propriedade. Hoje a área preservada do Ibiti Projeto já passa de 6.000 hectares. É bem maior do que o Parque Estadual de Ibitipoca e inclusive faz um anel de proteção ao redor do parque.

 Ibitipoca e sua paisagem idílica da Serra da Mantiqueira.

DIA A DIA

Os hóspedes podem desfrutar de dezenas de cachoeiras e piscinas naturais de água limpíssimas em tons que variam do amarelo ao marrom, com o acompanhamento de um guia, com experiências personalizadas, cheias de mimo. Não perca a Cachoeira do Gritador! O nome dá uma dica do que está por vir. A água gelada e com força faz a galera gritar.

Cachoeira do Gritador.

Hora de relaxar numa das tantas piscinas naturais do Ibiti.

Há muitas trilhas que podem ser feitas a pé, a cavalo, de bike ou em carro 4 x4. Elas levam a mirantes lindos como o da Pedra do Gavião, a 1.500 metros de altitude. Um lugar imperdível para reverenciar o pôr do sol tendo todo o Parque Estadual à sua frente.

Pôr do sol digno de nota.

FEITO PRA VOCÊ!

O mais interessante é que sua estadia é totalmente personalizada de acordo com seus interesses. Você define onde quer ir, como quer ir, com quem e em qual horário. A equipe do hotel é extremamente disponível e gentil.

Junior auxilia a preparar caldo de cana durante uma trilha.

Os dias começam preguiçosos. O café com leite espera no fogão à lenha ao lado de uma mesa imensa repleta de sucos naturais, frutas, bolos, mel, granola, queijos e pães caseiros. Tudo fresquíssimo, preparado no próprio hotel. Os pães de queijo são assados na hora e são divinos! O almoço é servido num lugar diferente a cada dia. Sempre delicioso com aquela comidinha mineira que dá água na boca. O jantar respeita a culinária local, mas é um pouco mais elaborado com um toque do meu querido amigo Claude Troisgros. Tudo é pensado com carinho.

Comidinha mineira espetacular.

MUITA INSPIRAÇÃO

Imperdível fazer a trilha da Pedra do Tatu que leva às esculturas de sucata industrial, de Karen Cusolito. Elas transbordam energia em posturas de reverência, oração, alegria, humildade, iluminação, arrebatamento e paz. Os gigantes de ferro são um ícone do IBITI PROJETO. Algumas chegam a ter 12 metros de altura e mais de 9 toneladas. Aliás, foram as estátuas que despertaram minha curiosidade em conhecer o santuário ecológico de Ibitipoca, a quatro quilômetros da aldeia de Conceição do Ibitipoca (município de Lima Duarte). E elas têm uma aura mística incrível. Foram criadas pela artista para o Festival Burning Man, em Nevada, e dos Estados Unidos vieram para o Brasil numa verdadeira epopeia, até o local onde seriam “plantadas na terra”. Absolutamente imperdível. Uma festa para o corpo e para a alma.

Esculturas gigantes de Karen Cusolito.

No caminho até as estátuas gigantes você vai passar por uma pista de pouso, por várias obras de arte, por um arvoredo e por uma plantação de cana. Sinta-se em casa. Colha uma fruta no pé e faça um copinho de caldo de cana para garantir a energia nas caminhadas.

CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA E O PARQUE ESTADUAL DE IBITIPOCA

Visite a pequena aldeia de Conceição de Ibitipoca. Com menos de 2 mil habitantes. Ela tem personalidade forte ao melhor estilo místico-hippie. É “roots” na sua essência, tem vibe artística, casinhas com pinturas psicodélicas, poucos carros, cavalos soltos, astral descontraído de interior, muitos bares e vive sem pressa num lugar abençoado pela mãe natureza. Para chegar ao Parque Estadual do Ibitipoca você vai passar pela aldeia.

Conceição de Ibitipoca. 

A entrada do Parque Estadual é limitada a 600 pessoas por dia. Nos finais de semana, os ingressos esgotam muito rápido. Dê preferência aos dias de semana, sendo que o parque não abre nas segundas feiras. O valor do ingresso é de 32 reais por pessoa. O parque é bem sinalizado e há várias rotas de trilhas que podem ser feitas. Uma das mais longas é a concorrida Janela do Céu (8 km de ida + 8 km de retorno).

Optei pelo Circuito das Águas, que fiz em pouco mais de 5 horas. Fiquei deslumbrada com as cachoeiras, paredões de rochas quartzíticas, piscinas naturais, grutas e cavernas. 

Circuito das Águas e suas tantas cachoeiras e piscinas naturais.

Há muito para se explorar como a Cachoeira das Sete Quedas, embaixo da Janela do Céu, fazer rafting no Rio do Salto, rapel no paredão rochoso...

COMO CHEGAR

Ibitipoca fica 279 quilômetros do Rio, 260 de Belo Horizonte e 90 de Juiz de Fora, onde fica o aeroporto mais próximo. Do Rio ou Belo Horizonte são aproximadamente 4 horas de carro. O IBITI PROJETO tem um aeroporto próprio que recebe aviões de pequeno porte numa pista de mil metros e heliponto.

ENFIM...

Esse lugar idílico que se esconde nas entranhas das montanhas de Minas Gerais oferece muito mais do que uma experiência de hospedagem. Traz consigo gotas de futuro. Um sonho verde que nasceu para regenerar nosso planeta Terra. 
* Essa matéria foi atualizada em fevereiro/2025 


Booking.com

Compartilhe:

COMENTÁRIOS

  1. Maravilha de lugar, deu vontade de conhecer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente maravilhoso! Um tesouro que merece reverência. :)

      Excluir
  2. Viagens inspiradoras e conhecendo lugares fantásticos como esses, que já está em minha wish list!!! :):):)

    ResponderExcluir
  3. Ibitipoca é uma região incrível e a Reserva do Ibitipoca é um hotel muito especial. Recomendo totalmente!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa que lugar lindo. Ideal para pessoas como eu que curtem a natureza e a simplicidade da vida do interior.
    Demais!!!

    ResponderExcluir
  5. Lugares que Amo de mais da conta,Ibitipoca, Milho Verde e minha linda Ritápolis.

    ResponderExcluir
  6. Lindo! Dá pra visitar as esculturas mesmo se não estiver hospedado no hotel? Bjaooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha,

      Eu imagino que sim. Liga para o hotel e combina com eles a visita.

      Beijo

      Excluir
  7. ainda tem essas esculturas no parque?

    ResponderExcluir
  8. Para visitar as esculturas tem que fazer a reserva no hotel ?

    ResponderExcluir
  9. O parque de Ibitipoca é realmente lindo, mas para fazer a trilha da Janela do Céu não precisa de guia pois é bem sinalizado o caminho.

    ResponderExcluir
  10. Ibitipoca é um paraíso!E brasileiro! Só não aproveita esses lugares incríveis quem não quer!Quem curte trilhas lindíssimas e natureza tem que conhecer!

    ResponderExcluir
  11. Realmente em Ibiti tudo é lindo mas a Comuna é reservada aos ricos. O acesso é apenas para hóspedes. O empresário Renato Machado, dono do hotel está comprando toda a região, inclusive povoados próximos. O mesmo é dono do independência shopping em Juiz de Fora. Só não comprou a igreja porque não podia. Que bom que pelo menos o parque é acessível. Acredito que futuramente só irá hospedar em Ibiti quem tiver muito dinheiro.

    ResponderExcluir
  12. Vcs foram em qual mês do ano?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada!