AS PIRÂMIDES DE TEOTIHUACAN
Por Claudia Liechavicius
Perplexidade. Admiração. Reverência. Respeito. Curiosidade. Serenidade. É difícil descrever a gama de sensações que se tem ao entrar no complexo de Teotihuacan. Sabe um daqueles lugares em que a gente parece pequeno e que uma paz enorme invade a alma? Foi assim que me senti ao subir lentamente, embevecida, cada um dos 260 degraus da Pirâmide do Sol. É incrível sentar no topo dessa construção milenar, no alto de seus 65 metros de mistério, olhar para o vale e não ver nada que se aproxime da sua magnitude. E, ficar ali imaginando que tudo foi feito há mais de dois mil anos e que mais de 120 mil pessoas chegaram a viver naquelas terras é quase como entrar num filme e voltar no tempo.
Pirâmide do Sol.
As colossais pirâmides de Teotihuacan - Pirâmide do Sol e Pirâmide da Lua - fazem parte da sagrada metrópole de uma civilização pré-asteca. Elas surgem silenciosamente em meio a uma vegetação baixa, 50 quilômetros à nordeste do centro da Cidade do México.
Ao fundo, a Pirâmide da Lua, vista a partir da Pirâmide do Sol.
A verdade é que pouco se sabe sobre a origem de Teotihuacan. Os historiadores dizem que os fundadores dessa civilização faziam parte de um povo do qual não se tem conhecimento, e que provavelmente, viveram antes dos toltecas. Depois, o local foi ocupado por povos de várias etnias diferentes. Começou a crescer por volta do ano 200 a. C. e teve seu ápice no ano 500 d.C., quando unificou todo o vale e uma região ainda além dele. Foi nessa época que o império chegou a marca de 125 mil habitantes. Depois, começou a cair em decadência enquanto sua população se dissipava. Mais tarde, os astecas passaram a considerar o local como sagrado por acreditar que tivesse sido construído por gigantes. Ainda hoje, as pirâmides, o centro de cerimônias, os palácios e os templos revelam o esplendor vivido em Teotihuacan, que significa "local onde os homens se tornam deuses". Durante o ano muita gente faz peregrinação ao longo dos 82 quilômetros quadrados que formam o território de Teotihuacan - onde existem em torno de 30 pequenas pirâmides.
A Pirâmide do Sol é considerada a terceira maior do mundo, ficando atrás de Cholula (também no México) e Quéops (no Egito). Estima-se que sua construção tenha sido concluída no século II. É feita em tijolos e terra, coberta com pedras e cascalho.
A Pirâmide da Lua é menor do que a do Sol - tem 45 metros de altura - mas, por estar localizada ao final da Avenida dos Mortos tem melhor vista do sítio histórico.
A Avenida dos Mortos tem aproximadamente 2 quilômetros e meio de extensão e vai desde a Pirâmide da Lua até a cidadela. Mas, já teve 4 quilômetros, nos tempos áureos. Seu nome foi dado pelos astecas indevidamente, pois eles achavam que os prédios em toda a extensão da avenida eram túmulos reais.
O mural da Onça Pintada fica bem escondido entre as escadarias de um prédio. É preciso procurar.
A Pirâmide do Sol é considerada a terceira maior do mundo, ficando atrás de Cholula (também no México) e Quéops (no Egito). Estima-se que sua construção tenha sido concluída no século II. É feita em tijolos e terra, coberta com pedras e cascalho.
A Pirâmide da Lua é menor do que a do Sol - tem 45 metros de altura - mas, por estar localizada ao final da Avenida dos Mortos tem melhor vista do sítio histórico.
A Avenida dos Mortos tem aproximadamente 2 quilômetros e meio de extensão e vai desde a Pirâmide da Lua até a cidadela. Mas, já teve 4 quilômetros, nos tempos áureos. Seu nome foi dado pelos astecas indevidamente, pois eles achavam que os prédios em toda a extensão da avenida eram túmulos reais.
O mural da Onça Pintada fica bem escondido entre as escadarias de um prédio. É preciso procurar.
Por mais de mil anos após seu declínio, as ruínas de Teotihuacan ficaram escondidas. Felizmente, o lugar não foi descoberto por Hernan Cortés, pois poderia ter sido destruído também - como ele fez com a Cidade do México. As escavações começaram a ser feitas no local em 1864 e continuam até hoje. A Pirâmide do Sol foi descoberta apenas em 1971 e o Palácio de Quetzalpapalotl 40 anos antes. Sorte a nossa, pois só isso já justifica uma visita ao México.
Claudia
ResponderExcluirRealmente impressionante as imagens qu voce nos revela, adorei seu texto e fotos como sempre. Vou agenda uma visita as piramides na minha viagem que frei ao Mexico em outubro.
Obrigado por mais esta dica.
Abs VS
VS
ResponderExcluirSe voce vai ao Mexico nao deixe de programar uma visita a teotihuacan. Que lugar incrivel! E, bem pertinho da Cidade do Mexico.
Abraco
Claudia
Oi Cláudia
ResponderExcluirFaz tempo mesmo que estou devendo uma visita por aqui.. Obrigado por puxar minha orelha mesmo :)... Nos últimos tempo tudo tem andado tão corrido que a minha lista de posts para serem lidos já passam dos 600 e estou quase declarando moratória... Eu inventei de mudar o layout do Blog e isso tomou um tempo danado, sem falar que tenho muitos posts atrasados para escrever...
Mas enfim, vou tentar a voltar ser o Oscar de antigamente que comentava mais..Muitas vezes tenho olhado os posts dos meus Blogs favoritos no iPhone, mas comentar por ele é uma tristeza..
Legal ver este post sobre Teotihuacan e o da Cidade do México, na última etapa do processo seletivo que nos transformou em expatriados o Mau foi para a cidade do México fazer a última prova e adorou..
Entre os lugares que foi conhecer, foi Teotihuacan que ele achou o máximo..
As fotos e a descrição fez lembrar tudo o que ele me falou sobre esse lugar.. As vezes me pergunto, como seria o mundo se os Europeus não tivesse chego às Américas e os Americanos tivessem chego à Europa...
Bjs e uma boa semana
Uau... com estas imagens fiquei literalmente sem palavras.
ResponderExcluirÉ mesmo de ficar perplexa com estes monumentos imponentes.
Adorei, como sempre, este seu artigo, e as fotos que o acompanham.
Fiquei com uma imensa vontade de voar já até lá e vê-las ao vivo bem de perto.
Obrigada pela partilha de todo este seu conhecimento e experiência.
Parabéns por mais um artigo absolutamente fantástico
Oi Oscar sumidíssimo!!!
ResponderExcluirJá estava sentindo sua falta... Mas, entendo como é trabalhoso mudar o layout do blog. Quando a gente vê, uma coisa puxa outra e não paramos mais de ficar envolvidos com as mudanças.
Menino, quer dizer que o Mau conhece a Cidade do México e Teotihuacan? Que bacana!
Essa foi uma viagem muito legal do ponto de vista histórico e cultural. Sem falar que o México tem hotéis espetaculares e uma gastronomia muito peculiar.
Tudo de bom!!!
Adorei receber sua visita.
Bj
Claudia
Oi Turista!
ResponderExcluirAdoro receber seus comentários sempre tão motivadores. É um grande prazer.
Você já conseguiu colocar a vida doméstica em dia? Espero que sim, pois assim teremos novos posts maravilhosos no seu blog. Estou adorando a série sobre a Espanha. Recomendo a todos!
Bj
Claudia
Há lugares que não não apenas bonitos, têm uma aura em torno deles. Algo que se sente e nos deixa perplexos.
ResponderExcluirVisitar um local como esse faz imaginar uma civilização vivendo ali. O povo se foi, mas deixou seu legado para que todos possamos reverenciar.
A foto do conjunto foi a que mais gostei.
Bjs.
Gina,
ResponderExcluirÉ isso mesmo. Esse lugar tem uma aura especial. Fiquei ali sentada um tempão, perdida nos meus pensamentos e não conseguia ir embora.
Gostei muito!
Bj
Claudia
Pois é ele conheceu sim...
ResponderExcluirEu adoraria conhecer também.. Hoje não estamos longe do méxico, mas por pentelhação na imigração deste país tento evitar o máximo ficar entrando e saindo... Sempre é um stress...
Bjs e um ótimo final de semana
É, Oscar. Sei como é isso. Tenho amigos que vivem tensos com os tramites de imigração. Mas, o país é enorme e tem muito para ser visto por aí.
ResponderExcluirBjo
Claudia
Claudia
ResponderExcluirAs Pirâmides são incríveis!
Não há dúvida de que o México é um país com muito para se visitar...
Beijinhos
As pirâmides são mesmo uma grande obra de engenharia!
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Claudia
Claudia, amiga!
ResponderExcluirPerdoe a minha ausência.
Estava com saudades de você.
Que mágico... adorei tudo o que você escreveu. Deve ser fascinante conhecer um lugar assim.
A propósito, estás muito linda nesta imagem... Assim como és!
Beijo no coração
Oi Ilaine!
ResponderExcluirQue bom receber sua visita por aqui.
Essas pirâmides são mesmo muito mágicas. Um lugar impressionante e relativamente perto do Brasil (pelo menos não é preciso atravessar o oceano).
E você? Está programando atravessar o oceano, não é? Período de férias! Hora perfeita para recarregar as baterias. Se for na terrinha do coração, melhor ainda.
Bjos
Claudia
Claudinha
ResponderExcluirEsses Empreendimentos Industriais e Urbanisticos que comentaram o seu post fantástico...sou eu!!hehehe...o meu marido deixou aberta a sessão do blog da empresa dele e eu sem reparar comentei o seu post no nome da empresa!!
Feito este esclarecimento, mantenho o comentário e acrescento que as suas fotos como sempre estão sensacionais!!
Super beijo
Margarida!!!
ResponderExcluirQuer dizer que a família é toda blogueira. hehe
E eu respondi cheia de cerimônia sem saber quem era. rsrs. Agora já sei quando entrar outro comentário de Empreendimentos Industriais.... é você!!!!
Beijinhos
Claudia
Oi Claudia,
ResponderExcluirIncrível mesmo... tenho muita vontade de conhecer o México e não só Cancum como muita gente faz (principalmente os nort americanos).
Uma beleza esse post!
bjs
Mirella,
ResponderExcluirO México é cheio de surpresas. Adoro descobrir novos lugares. E, o México foi uma bela descoberta. Los Cabos me encantou demais e as pirâmides são puro mistério. Além disso, o Museu de Antropologia da Cidade do México é espetacular.
Vale a viagem!!
Claudia
Querida Cláudia
ResponderExcluirLi e reli teu texto sobre as maravilhosas Pirâmides de Teotihuacan que tive o prazer de visitar há vinte e cinco anos atrás.Como não tenho mais fôlego para este tipo de passeio,fiquei feliz em rever este lugar tão especial através de tuas lindas fotos.
Bjs
MT
Querida Maria Tereza,
ResponderExcluirEntão você conhece Teotihuacan? Que bacana.
Enquanto ainda tenho pique vou desbravando esses lugares mais exóticos. Mas, também gosto de ir a lugares tranquilos. Aliás, sendo para fazer as malas, estou sempre pronta :)"
Viajar me faz um bem danado!!!
E o frio como está aí no sul? Estou esperando ficar mais amena a temperatura para dar um pulo nos pampas.
Beijo
Claudia
É impressionante,as fotos parece reais,falta ser em 3d, para poder colocar o oculos e imaginar que estamos caminhando no lugar.Que vista maravilhosa.Parabéns como sempre sua fotos são lindas...........
ResponderExcluirEss!
ResponderExcluirÉ muito bom poder compartilhar minhas viagens com os leitores.
Fico feliz que você goste.
Obrigada pela visita!
Claudia
Claudia,terás que esperar mais alguns dia para vires aos pampas: está chegando outra massa de ar polar !!!
ResponderExcluirMas não deixes de nos avisar de tua chegada,pois se tiveres um tempinho livre,poderemos tomar um café,ou fazer um happy hour,ou um jantar,o que preferires.
Bj
MT
Vamos combinar sim, Maria Tereza. Será um prazer.
ResponderExcluirMas, realmente com outra massa polar, acho que vou esperar mais um tempo para dar um pulo no sul.
Estive aí no mês passado e talvez volte em setembro... ainda não sei.
Beijo
Claudia
Riquissima cultura ! amo o México, minha segunda casa .
ResponderExcluirOi Max!
ResponderExcluirQuer dizer que você é metade brasileiro e metade mexicano. Que bacana. Conheci muitas pessoas fantásticas no país. Fiquei muito impressionada com a riqueza cultural.
E, já que você conhece bem o México será um prazer se quiser contribuir com algumas dicas.
Volte sempre.
Claudia
Que delícia é o México e amei sua primeira frase... Com certeza, essa vista é algo espetacular e um monte de sentimentos devem se misturar ao contemplar umlugar tão fantástico! Dos lugares que tive a oportunidade de conhecer,o México foi um dos que me deixou com mais gostinho de "quero mais". Gostaria de percorrer os 4 cantos do lindo país e seus posts só aumentam aminha vontade!Beijão!
ResponderExcluirKatia,
ResponderExcluirÉ verdade. O México deixa a gente com vontade de voltar (tanto que vou voltar em breve, oba!!).
Ainda tenho Taxco, Oaxaca, Ixtapa, Puebla, Tequila e alguns outros cantinhos do país nos meus planos.
Que país exótico, grandioso, cheio de histórias e povoado com pessoas tão receptivas.
Beijo
Claudia
Claudia,
ResponderExcluirEstou indo pra o México sozinha e pelo que vi no seu site você tem um estilo muito parecido com o meu. Estou com medo, posso andar tranquila durante o dia, é como morar no RJ? Você tem dicas de hotel, qual o melhor bairro para ficar? Agradeço demais sua ajuda.
abraço Larissa
Larissa,
ResponderExcluirA Cidade do México é mais perigosa do que o Rio. Para circcular pela cidade contratei um motorista. O nome dele é Pedro Rodriguez e o telefoe é 04455 27411620.
O melhor bairro para se ficar é Polanco. Adorei o hotel W. Super moderno, descontraído, com hóspedes jovens.
É tipo o Delano, de Miami.
Para ir a Teotihuacan fui com o motorista.
Qualquer outra dúvida pode perguntar.
Beijo
Claudia
Olá Claudia, compartilho com você esta emoção. Visitar as Pirâmides foi sensacional.
ResponderExcluirQue possamos continuar fazendo estas visitas inesquecíveis. Felicidades!!!
Eyla Aceves - Sobral -Ce
Eyla,
ResponderExcluirQue 2012 nos leve por lugares lindos!!!
Bj
Claudia
Oi Claudia, Sou a Suelen... adorei as fotos das piramides!!!
ResponderExcluirEm Agosto vou para Las Vegas. Na volta farei uma escala de 12h no mexico, será que é tempo suficiente para conhecer as pirâmides? Tem alguma empresa para indicar?
Obrigada.
Oi Suelen.
ResponderExcluirCom 12 horas dá sim para ir até as pirâmides de Teotihuacan. Até mesmo um taxi no aeroporto pode te levar até lá. Eu fui com um motorista do próprio hotel W, onde eu estava hospedada na Cidade do México. Ele ficou me acompanhando enquanto eu estava na cidade.
O nome dele é Pedro Rodriguez e o telefoe é 04455 27411620.
Aproveita bastante.
Bjs
Oi Claudia, Suelen novamente... Obrigada pelo contato, vai me ajudar muito.
ResponderExcluirAs pirâmides fica a quanto tempo do aeroporto internacional?
Quanto custaria mais ou menos para ele me acompanhar? Só para eu ter uma idea...
Muitíssimo obrigada;
Suelen,
ResponderExcluirAs pirâmides ficam a 50 quilômetros da Cidade do México. Quanto à valor é melhor entrar em contato diretamente com alguma agência local ou com o motorista que te indiquei para saber exatamente o valor.
Essas piramides de Teotihuacan são tao espetaculares que é impossivel ir na Cidade do México e não visita-las...parabens pelo blog!!!
ResponderExcluirParabéns por esta sua publicação, que me chamou à atenção, também por estas paragens viajei.
ResponderExcluirNamaste
ResponderExcluir