MACHU PICCHU, A CIDADE PERDIDA DOS INCAS
As palavras quase não conseguem traduzir o que os olhos veem. A lendária Machu Picchu, no Peru, ou melhor a "Velha Montanha", em quéchua, o idioma dos Incas, é imponente, grandiosa, inacreditável, misteriosa, mágica e indescritível. Enquanto caminhava, uma névoa constante insistia em fazer parte do cenário magnético e o único barulho que se podia ouvir era o rugido furioso das águas do "Rio Sagrado" correndo no fundo do vale. O legado da civilização Inca é realmente um espetáculo que merece nossa reverência e momentos de contemplação, apesar da multidão que sobe e desce as escadarias da cidadela sem parar, fazendo a gente acordar do sonho de viajar no tempo.
Estima-se que Machu Picchu tenha sido construída por volta de 1500 e tenha sido habitada pelos Incas por pelo menos 100 anos. O motivo do abandono súbito da cidade permanece como um mistério, porém a invasão espanhola pode ter levado a uma fuga coletiva. A dificuldade de acesso certamente contou muitos pontos à favor da preservação de Machu Picchu. O santuário ficou perdido por alguns séculos porque se encontra numa cadeia montanhosa dos Andes Centrais quase inacessível. Não tem outra região dos altiplanos do Peru que possa ser melhor protegida por baluartes naturais. Um canyon estupendo formado por rochas de granito, com precipícios que despencam abruptamente capazes de causar medo até nos seres mais destemidos. Em 1911, foi novamente descoberta pelo historiador havaiano Hiram Bingham. Machu Picchu foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, por sua importância histórica, em 1983. E, mais recentemente, em 2007, foi escolhida numa votação aberta feita pela internet, como uma das Sete Maravilhas do Mundo. Essa mistura de Cordilheira dos Andes com Floresta Amazônica somada à beleza de ruínas tão bem preservadas pelo tempo vale uma viagem.
UMA VIAGEM PARA ESPÍRITOS AVENTUREIROS
É claro que conhecer Macu Picchu requer um certo espírito aventureiro. Chegar lá não é tarefa fácil. Mesmo que bem instalado em hotéis luxuosos, com todo o conforto, voando em classe executiva e sendo o Peru relativamente perto do Brasil. Os danados dos Incas escolhiam lugares de difícil acesso para construir suas moradas e seus templos de adoração aos deuses. Machu Picchu fica encravada no topo de uma montanha íngreme, cercada de escarpas vertiginosas. A começar pela altitude, mesmo tendo um ótimo condicionamento físico, você provavelmente vai sentir cansaço, falta de ar, fraqueza, náuseas, dificuldade para dormir ou dor de cabeça. Para minimizar esses efeitos é preciso tomar muita água, evitar bebidas alcoolicas nos três primeiros dias e evitar esforço físico em excesso. É por isso que muita gente fica dois ou três dias em Cuzco passeando devagar, tomando muito chá de coca ou muño (que dizem ser ainda mais eficiente), mascando folhas de coca e tomando pílulas de Sorojchi de 8 em 8 horas para se aclimatar. Outro aspecto a ser considerado são as dificuldades geográficas em si. São muitas subidas cansativas morro acima, sem muita segurança, em caminhos pedregosos e escorregadios. Com crianças e pessoas de idade é preciso pensar bem antes de embarcar nessa aventura. Presenciei uma queda violenta de um senhor que precisou sair de maca em péssimo estado. Então, só coloque essa viagem na sua agenda se estiver com ótimo preparo físico, sem a companhia de filhos pequenos e com espírito aventureiro aguçado.
O IMPÉRIO INCA
O Império Inca era poderoso. Se estendia do Equador à Argentina, um território imenso, o maior do continente, com apenas um único rei. Os Incas tinham excelente conhecimento nas áreas de arquitetura, agricultura e gastronomia - o que é motivo de perplexidade até os dias de hoje. Para construir suas casas, muralhas e templos usavam pedras com encaixes tão perfeitos que muitos permanecem em pé ainda hoje apesar dos terremotos que eventualmente acometem as regiões por onde viveram. Já, para dar conta da geografia dos Andes criaram um sistema de cultivo em terraços agrícolas. Muitos podem ser vistos ainda hoje nos tantos sítios arqueológicos do Vale Sagrado e em Machu Picchu. Eles também tinham um calendário solar e estudavam os astros para fins religiosos e com o objetivo de melhorar seu plantio e colheita. Infelizmente, eles não dominavam a escrita, apesar de terem escolas, por isso deixaram poucos registros e muitos mistérios. Quando os espanhóis aportaram em suas terras, eles foram facilmente dominados por não terem contato com armas de fogo.
Por sorte, os espanhóis nunca encontraram Machu Picchu. A "Velha Montanha" ficou por quase 500 anos adormecida na névoa, encoberta pela vegetação e protegida por um grande clima de mistério. Foi no dia 23 de julho de 1911 que o historiador norte-americano Hiram Bingham, numa expedição exploradora, auxiliado por um camponês peruano encontrou as ruínas de uma cidade adormecida no vale do rio Urubamba, perto de Cuzco. Tudo estava coberto por uma vegetação densa, o acesso era difícil e apenas algumas famílias que moravam por ali tinham conhecimento da "cidade perdida dos Incas". Ali ele descobriu plataformas para plantio de alimentos, templos, praças e casas. Ao retornar para os Estados Unidos, divulgou ao mundo sua descoberta. Depois disso, Bingham passou a ser admirado por uns e tido como mercenário por outros que diziam que ele explorou a região e se apoderou de muitos objetos Incas encontrados pelos camponeses aos quais pagava valores irrisórios. Além disso, também dizem que o peruano Enrique Palma, já havia revelado a descoberta do sítio arqueológico, em 1902. Mas, nada disso interfere no encantamento que a cidade provoca em quem a visita.
ALGUNS MITOS
Grande parte do fascínio que se tem por Machu Picchu é devido ao seu mistério. Quem vivia na cidade? Quem a construiu? Como viviam? Por que foi abandonada? Tudo o que se sabe é que esse lugar certamente ocupou um papel muito importante na Era Inca. Mas, nada tem comprovação. São apenas suposições e possibilidades. Muitos mitos e histórias populares são contadas sobre Machu Picchu. Um desses mitos, e talvez o mais contado, é que a cidadela provavelmente tenha abrigado um centro religioso onde as "Virgens" recebiam educação. Isso se deve ao fato de várias ossadas femininas terem sido encontradas. Mas, também não se descarta a hipótese de terem sido sacrificadas. Dizem que os Incas realizavam sacrifícios humanos com mulheres e crianças. E, muitos deles bastante cruéis para conter a ira dos deuses. Outro mito se refere ao fato da cidade ser formada por pedras talhadas de forma perfeita, o que faz supor que seus tamanhos, cortes e posicionamento eram baseados em estudos astronômicos. Também dizem que conforme os espanhóis foram conquistando as terras, a elite dos Incas se refugiou em terras de difícil acesso e que Machu Picchu foi sua última morada juntamente com os monges. Também dizem, que abandonaram a cidade às pressas quando os espanhóis destruíram os acessos de entrada à Machu Picchu, o que impossibilitou a chegada de alimentos para a população. Tudo isso não passa de especulação. Nada foi provado até agora. Tudo é mistério.
COMO CHEGAR
A principal cidade do país é Lima, a capital. Do Rio há voos diretos da TAM para Lima, que duram 4 horas e 50 minutos.
Depois, é preciso fazer outro voo de Lima até Cuzco pela LAN PERU, de uma hora.
Em Cuzco, pode-se tomar um trem até Águas Calientes (quatro horas) e dali subir de ônibus até Machu Picchu (20 minutos). No entanto, no período das chuvas que vai de janeiro à abril, esse trem direto Cuzco-Águas Calientes fica temporariamente suspenso. Então, é preciso ir de carro ou ônibus até a estação de trem de Urubamba (uma hora e meia), localizada na porta do Hotel Rio Sagrado (que é maravilhoso), de lá tomar o trem que faz o trajeto até Águas Calientes (duas horas e pouco) e então subir de ônibus à Machu Picchu (20 minutos).
Lima - Cuzco - Urubamba - Águas Calientes - Machu Picchu: não é um caminho simples!!!
COMO COMPRAR O INGRESSO DE TREM
Esse bilhete já deve estar comprado antes da saída do Brasil. Existem trens para todos os bolsos. O mais luxuoso é o trem Hiram Bingham, do grupo Orient Express. Mas, tem vários trens com diferentes preços e categorias. Todos fazem o mesmo trajeto, no mesmo trilho, só muda o conforto do trem e os mimos oferecidos. O site para a compra dos bilhetes de trem é www.perurail.com e o telefone da Peru Rail é 21 1026, 21 1176 ou 21 1208.
IMPORTANTE: Quem chega à Águas Calientes com o trem Hiram Bingham, Orient Express, tem incluído na compra do bilhete, o traslado de Águas Calientes à Machu Picchu em ônibus especial e retorno no final do dia, um ingresso à Cidadela com guia e um chá da tarde no Hotel Sanctuary Lodge. O valor do ingresso do trem apenas para ida até Águas Calientes é de 349 dólares por pessoa. No trem é servido champagne de boas-vindas, almoço, sobremesa e bebidas. Caso, você tenha ido num trem mais simples é preciso comprar o bilhete de ônibus para subir de Águas Calientes à Machu Picchu que custa 16 dólares para subir mais 16 para descer e comprar o ingresso para a Cidadela. O que fiz foi: ida com o Hiram Bingham e retorno num trem mais simples que custou 71 dólares (e era bem simpático). A única coisa que ficou mais enrolada no retorno, é que esse trem chega em Ollantaytambo, que é antes da parada do Hiram Bingham e o trajeto até Cuzco é feito num ônibus velhinho. O Hiram Bingham vai até o Hotel Rio Sagrado, alguns quilômetros mais à frente e o retorno é numa van super espaçosa e confortável.
COMPRA DE INGRESSOS PARA MACHU PICCHU
É preciso comprar os ingressos antecipadamente no site do governo - www.machupicchu.gob.pe.
Eles são muito concorridos e o número de visitantes por dia é limitado a 2500 pessoas para a Cidadela; 400 para subir a Montanha Huaynapicchu (sendo 200 para entrar entre 7 e 8 horas e mais 200 para quem entra entre 10 e 11 horas) e outros 400 para a Montanha Machupicchu.
O valor dos ingressos é:
TRILHAS DE TREKKING
HOSPEDAGEM EM MACHU PICCHU
SANCTUARY LODGE. Muito se fala sobre esse hotel que é o único em Machu Picchu. Antes era grande vantagem ficar hospedado nele, pois havia a possibilidade de entrar na Cidadela antes do grande público chegar e ficar até mais tarde. Atualmente, não é mais assim. A entrada nas ruínas é controlada pelo governo e o hotel é de um grupo privado. Eles não tem um acordo muito cordial. Além disso, o hotel é caríssimo para o que oferece, com diárias em torno de 1200 dólares, tem quartos pequenos, pouco luxo, refeições regulares e política pouco gentil quanto à cancelamento ou troca de datas.
Boa alternativa é ficar hospedado em Águas Calientes, que tem várias hotéis de padrão luxo (como o Sumaq, Casa Andina e Inkaterra), uma cidade pequena (e bem feinha), cheia de lojinhas de artesanato e subir de ônibus quando quiser visitar as ruínas. Fica bem mais em conta.
HOTEL RIO SAGRADO. Esse é hotel é maravilhoso. Fica na margem do Rio Sagrado, tem excelente conforto e restaurante charmoso. O trem para Machu Picchu - Hiram Bingham - para na porta do hotel e, além disso ele fica próximo das Salinas de Maras, do sítio arqueológico de Moray e das ruínas de Ollantaytambo (lugares que merecem uma visita).
ALGUMAS PALAVRAS EM QUECHUA
IDIOMA: Espanhol
FUSO HORÁRIO: - 3 horas em relação a Brasília, no nosso horário de verão e -2 no horário de inverno.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: passaporte com validade de seis meses e vacina contra febre amarela.
MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA IR: dizem que a melhor época é de maio a novembro, porque não chove nesse período e viajar com céu azul é sempre melhor. As chuvas de dezembro a abril chegam a paralisar a linha de trem e inviabilizar a subida à Machu Picchu algumas vezes. O trekking fica suspenso nesse período. Acho que dei sorte... Visitei o Peru no final de fevereiro e peguei mais sol do que chuva.
Machu Picchu, a cidade perdida merece momentos de contemplação.
Agora, apenas algumas lhamas tem a honra de habitar a Cidadela.
Estima-se que Machu Picchu tenha sido construída por volta de 1500 e tenha sido habitada pelos Incas por pelo menos 100 anos. O motivo do abandono súbito da cidade permanece como um mistério, porém a invasão espanhola pode ter levado a uma fuga coletiva. A dificuldade de acesso certamente contou muitos pontos à favor da preservação de Machu Picchu. O santuário ficou perdido por alguns séculos porque se encontra numa cadeia montanhosa dos Andes Centrais quase inacessível. Não tem outra região dos altiplanos do Peru que possa ser melhor protegida por baluartes naturais. Um canyon estupendo formado por rochas de granito, com precipícios que despencam abruptamente capazes de causar medo até nos seres mais destemidos. Em 1911, foi novamente descoberta pelo historiador havaiano Hiram Bingham. Machu Picchu foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, por sua importância histórica, em 1983. E, mais recentemente, em 2007, foi escolhida numa votação aberta feita pela internet, como uma das Sete Maravilhas do Mundo. Essa mistura de Cordilheira dos Andes com Floresta Amazônica somada à beleza de ruínas tão bem preservadas pelo tempo vale uma viagem.
Ao fundo, à esquerda, o observatório de astronomia, Intiwatana. Abaixo, era onde moravam as pessoas menos nobres.
Nessas casas da Cidadela era onde morava a elite dos Incas. Bem ao centro, a construção semi-circular é o Templo do Sol.
UMA VIAGEM PARA ESPÍRITOS AVENTUREIROS
É claro que conhecer Macu Picchu requer um certo espírito aventureiro. Chegar lá não é tarefa fácil. Mesmo que bem instalado em hotéis luxuosos, com todo o conforto, voando em classe executiva e sendo o Peru relativamente perto do Brasil. Os danados dos Incas escolhiam lugares de difícil acesso para construir suas moradas e seus templos de adoração aos deuses. Machu Picchu fica encravada no topo de uma montanha íngreme, cercada de escarpas vertiginosas. A começar pela altitude, mesmo tendo um ótimo condicionamento físico, você provavelmente vai sentir cansaço, falta de ar, fraqueza, náuseas, dificuldade para dormir ou dor de cabeça. Para minimizar esses efeitos é preciso tomar muita água, evitar bebidas alcoolicas nos três primeiros dias e evitar esforço físico em excesso. É por isso que muita gente fica dois ou três dias em Cuzco passeando devagar, tomando muito chá de coca ou muño (que dizem ser ainda mais eficiente), mascando folhas de coca e tomando pílulas de Sorojchi de 8 em 8 horas para se aclimatar. Outro aspecto a ser considerado são as dificuldades geográficas em si. São muitas subidas cansativas morro acima, sem muita segurança, em caminhos pedregosos e escorregadios. Com crianças e pessoas de idade é preciso pensar bem antes de embarcar nessa aventura. Presenciei uma queda violenta de um senhor que precisou sair de maca em péssimo estado. Então, só coloque essa viagem na sua agenda se estiver com ótimo preparo físico, sem a companhia de filhos pequenos e com espírito aventureiro aguçado.
Não é mole, não!
Os caminhos e trilhas são escorregadios, cheios de pedras e íngremes...
... você vai precisar andar com cuidado e muitas vezes vai ter que parar para descansar, pois a altitude castiga mesmo!!!
Essa sequencia de fotos é da trilha da Montanha Machu Picchu (para ir e voltar até o final da trilha é preciso andar 6 horas).
Essa sequencia de fotos é da trilha da Montanha Machu Picchu (para ir e voltar até o final da trilha é preciso andar 6 horas).
O IMPÉRIO INCA
O Império Inca era poderoso. Se estendia do Equador à Argentina, um território imenso, o maior do continente, com apenas um único rei. Os Incas tinham excelente conhecimento nas áreas de arquitetura, agricultura e gastronomia - o que é motivo de perplexidade até os dias de hoje. Para construir suas casas, muralhas e templos usavam pedras com encaixes tão perfeitos que muitos permanecem em pé ainda hoje apesar dos terremotos que eventualmente acometem as regiões por onde viveram. Já, para dar conta da geografia dos Andes criaram um sistema de cultivo em terraços agrícolas. Muitos podem ser vistos ainda hoje nos tantos sítios arqueológicos do Vale Sagrado e em Machu Picchu. Eles também tinham um calendário solar e estudavam os astros para fins religiosos e com o objetivo de melhorar seu plantio e colheita. Infelizmente, eles não dominavam a escrita, apesar de terem escolas, por isso deixaram poucos registros e muitos mistérios. Quando os espanhóis aportaram em suas terras, eles foram facilmente dominados por não terem contato com armas de fogo.
Terraços de plantio e no topo a casa do vigia.
A casa do vigia, vista por outro ângulo.
Uma das praças da Cidadela.
O DESCOBRIMENTO DA CIDADE PERDIDAA casa do vigia, vista por outro ângulo.
Uma das praças da Cidadela.
Por sorte, os espanhóis nunca encontraram Machu Picchu. A "Velha Montanha" ficou por quase 500 anos adormecida na névoa, encoberta pela vegetação e protegida por um grande clima de mistério. Foi no dia 23 de julho de 1911 que o historiador norte-americano Hiram Bingham, numa expedição exploradora, auxiliado por um camponês peruano encontrou as ruínas de uma cidade adormecida no vale do rio Urubamba, perto de Cuzco. Tudo estava coberto por uma vegetação densa, o acesso era difícil e apenas algumas famílias que moravam por ali tinham conhecimento da "cidade perdida dos Incas". Ali ele descobriu plataformas para plantio de alimentos, templos, praças e casas. Ao retornar para os Estados Unidos, divulgou ao mundo sua descoberta. Depois disso, Bingham passou a ser admirado por uns e tido como mercenário por outros que diziam que ele explorou a região e se apoderou de muitos objetos Incas encontrados pelos camponeses aos quais pagava valores irrisórios. Além disso, também dizem que o peruano Enrique Palma, já havia revelado a descoberta do sítio arqueológico, em 1902. Mas, nada disso interfere no encantamento que a cidade provoca em quem a visita.
Porta de entrada da Cidadela, em Machu Picchu.
Os Incas foram incríveis. Até um sistema de fontes para distribuir água eles criaram.
ALGUNS MITOS
Grande parte do fascínio que se tem por Machu Picchu é devido ao seu mistério. Quem vivia na cidade? Quem a construiu? Como viviam? Por que foi abandonada? Tudo o que se sabe é que esse lugar certamente ocupou um papel muito importante na Era Inca. Mas, nada tem comprovação. São apenas suposições e possibilidades. Muitos mitos e histórias populares são contadas sobre Machu Picchu. Um desses mitos, e talvez o mais contado, é que a cidadela provavelmente tenha abrigado um centro religioso onde as "Virgens" recebiam educação. Isso se deve ao fato de várias ossadas femininas terem sido encontradas. Mas, também não se descarta a hipótese de terem sido sacrificadas. Dizem que os Incas realizavam sacrifícios humanos com mulheres e crianças. E, muitos deles bastante cruéis para conter a ira dos deuses. Outro mito se refere ao fato da cidade ser formada por pedras talhadas de forma perfeita, o que faz supor que seus tamanhos, cortes e posicionamento eram baseados em estudos astronômicos. Também dizem que conforme os espanhóis foram conquistando as terras, a elite dos Incas se refugiou em terras de difícil acesso e que Machu Picchu foi sua última morada juntamente com os monges. Também dizem, que abandonaram a cidade às pressas quando os espanhóis destruíram os acessos de entrada à Machu Picchu, o que impossibilitou a chegada de alimentos para a população. Tudo isso não passa de especulação. Nada foi provado até agora. Tudo é mistério.
Quer mistério maior do que a construção dessa ponte em pleno penhasco!!?? Incrível!!
Como eles conseguiram essa proeza?
Como eles conseguiram essa proeza?
COMO CHEGAR
A principal cidade do país é Lima, a capital. Do Rio há voos diretos da TAM para Lima, que duram 4 horas e 50 minutos.
Depois, é preciso fazer outro voo de Lima até Cuzco pela LAN PERU, de uma hora.
Em Cuzco, pode-se tomar um trem até Águas Calientes (quatro horas) e dali subir de ônibus até Machu Picchu (20 minutos). No entanto, no período das chuvas que vai de janeiro à abril, esse trem direto Cuzco-Águas Calientes fica temporariamente suspenso. Então, é preciso ir de carro ou ônibus até a estação de trem de Urubamba (uma hora e meia), localizada na porta do Hotel Rio Sagrado (que é maravilhoso), de lá tomar o trem que faz o trajeto até Águas Calientes (duas horas e pouco) e então subir de ônibus à Machu Picchu (20 minutos).
Lima - Cuzco - Urubamba - Águas Calientes - Machu Picchu: não é um caminho simples!!!
É longa a estrada, mas cheia de vida!
O Peru tem paisagens belíssimas.
COMO COMPRAR O INGRESSO DE TREM
Esse bilhete já deve estar comprado antes da saída do Brasil. Existem trens para todos os bolsos. O mais luxuoso é o trem Hiram Bingham, do grupo Orient Express. Mas, tem vários trens com diferentes preços e categorias. Todos fazem o mesmo trajeto, no mesmo trilho, só muda o conforto do trem e os mimos oferecidos. O site para a compra dos bilhetes de trem é www.perurail.com e o telefone da Peru Rail é 21 1026, 21 1176 ou 21 1208.
Compre o bilhete de trem antecipadamente, eles são muito concorridos.
IMPORTANTE: Quem chega à Águas Calientes com o trem Hiram Bingham, Orient Express, tem incluído na compra do bilhete, o traslado de Águas Calientes à Machu Picchu em ônibus especial e retorno no final do dia, um ingresso à Cidadela com guia e um chá da tarde no Hotel Sanctuary Lodge. O valor do ingresso do trem apenas para ida até Águas Calientes é de 349 dólares por pessoa. No trem é servido champagne de boas-vindas, almoço, sobremesa e bebidas. Caso, você tenha ido num trem mais simples é preciso comprar o bilhete de ônibus para subir de Águas Calientes à Machu Picchu que custa 16 dólares para subir mais 16 para descer e comprar o ingresso para a Cidadela. O que fiz foi: ida com o Hiram Bingham e retorno num trem mais simples que custou 71 dólares (e era bem simpático). A única coisa que ficou mais enrolada no retorno, é que esse trem chega em Ollantaytambo, que é antes da parada do Hiram Bingham e o trajeto até Cuzco é feito num ônibus velhinho. O Hiram Bingham vai até o Hotel Rio Sagrado, alguns quilômetros mais à frente e o retorno é numa van super espaçosa e confortável.
Interior de um dos vagões do trem Hiram Bingham.
O trem margeia o Rio Sagrado o tempo todo.
COMPRA DE INGRESSOS PARA MACHU PICCHU
É preciso comprar os ingressos antecipadamente no site do governo - www.machupicchu.gob.pe.
Eles são muito concorridos e o número de visitantes por dia é limitado a 2500 pessoas para a Cidadela; 400 para subir a Montanha Huaynapicchu (sendo 200 para entrar entre 7 e 8 horas e mais 200 para quem entra entre 10 e 11 horas) e outros 400 para a Montanha Machupicchu.
O valor dos ingressos é:
- 128 soles para a Cidadela (que é o trajeto mais fascinante e menos cansativo)
- 142 soles para Huaynapicchu (super íngreme, muito cansativo, leva-se em torno de uma hora e meia para ter acesso ao Templo da Lua por uma escadaria de pedras bem perigosa)
- 152 soles para a Montanha Machupicchu (que fica em frente a Cidadela e tem um percurso que leva em torno de três horas, é o mais cansativo e menos concorrido)
Caminhar pelas trilhas é cansativo, em compensação o visual é ímpar.
Ao subir ao topo de Huaynapicchu não dá para entender como os Incas conseguiram fazer um templo lá em cima.
Esse é o visual que se tem a partir da Montanha Machu Picchu. Ao longe a Cidadela.
TRILHAS DE TREKKING
- TRILHA INCA: são 45 quilômetros feitos a pé em cerca de quatro dias, dormindo em acampamentos sem nenhum luxo. É a trilha tradicional dos mochileiros andarilhos. Precisa ter muita disposição... E o mais interessante é que vive abarrotada de gente. É preciso fazer reserva alguns meses antes para conseguir lugar em um grupo.
- TRILHA SALKANTAY: essa é uma rota alternativa mais luxuosa e mais longa que a anterior. São 120 quilômetros. Tem duração de seis dias, com pernoites em lodges sofisticados e até refeições gastronômicas. O ponto de partida é o povoado de Mollepata, distante 90 quilômetros de Cuzco. www.mountainlodgesofperu.com
HOSPEDAGEM EM MACHU PICCHU
SANCTUARY LODGE. Muito se fala sobre esse hotel que é o único em Machu Picchu. Antes era grande vantagem ficar hospedado nele, pois havia a possibilidade de entrar na Cidadela antes do grande público chegar e ficar até mais tarde. Atualmente, não é mais assim. A entrada nas ruínas é controlada pelo governo e o hotel é de um grupo privado. Eles não tem um acordo muito cordial. Além disso, o hotel é caríssimo para o que oferece, com diárias em torno de 1200 dólares, tem quartos pequenos, pouco luxo, refeições regulares e política pouco gentil quanto à cancelamento ou troca de datas.
Boa alternativa é ficar hospedado em Águas Calientes, que tem várias hotéis de padrão luxo (como o Sumaq, Casa Andina e Inkaterra), uma cidade pequena (e bem feinha), cheia de lojinhas de artesanato e subir de ônibus quando quiser visitar as ruínas. Fica bem mais em conta.
O visual que se tem de dentro dos quartos do Sanctuary Lodge é lindo: o topo da Montanha Huaynapicchu. No entanto, os quartos são feios, caros e mínimos...
HOTEL RIO SAGRADO. Esse é hotel é maravilhoso. Fica na margem do Rio Sagrado, tem excelente conforto e restaurante charmoso. O trem para Machu Picchu - Hiram Bingham - para na porta do hotel e, além disso ele fica próximo das Salinas de Maras, do sítio arqueológico de Moray e das ruínas de Ollantaytambo (lugares que merecem uma visita).
Hotel Rio Sagrado, em Urubamba.
ALGUMAS PALAVRAS EM QUECHUA
- Bom dia - Allin p'unchaw
- Boa noite - Allin tuta
- Adeus - Samaqllana
- Por favor - Allichu
- Obrigada - Yusulpayki
- Sim - Ari
- Não - Manan
IDIOMA: Espanhol
FUSO HORÁRIO: - 3 horas em relação a Brasília, no nosso horário de verão e -2 no horário de inverno.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: passaporte com validade de seis meses e vacina contra febre amarela.
MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA IR: dizem que a melhor época é de maio a novembro, porque não chove nesse período e viajar com céu azul é sempre melhor. As chuvas de dezembro a abril chegam a paralisar a linha de trem e inviabilizar a subida à Machu Picchu algumas vezes. O trekking fica suspenso nesse período. Acho que dei sorte... Visitei o Peru no final de fevereiro e peguei mais sol do que chuva.
Claudia
ResponderExcluirMais uma vez viajei na tua viagem!
Fiquei muito impressionado coma foto da Ponte Inka e gostaria que algum dos seguidores que forem engenheiros nos explicassem como eles conseguiam por volta do ano de 1500, à quase 3.000 metros de altitude e meio da floresta construírem uma ponte colada no penhasco.
obrigado por mais este passeio fotográfico e histórico.
Abs
VS
Lindo o post, Claudia! Parece q vc gostou. Depois conta o que achou de Cuzco. E Lima, vc esteve la?
ResponderExcluirBjss
Ana Paula
Parabéns pelo post, Claudia.
ResponderExcluirEstá bem completo!
um beijo, Marina
Muito legal!! E bem informativo :)
ResponderExcluirVc foi a outras lugares no Peru?
Bj
Vanessa
VS
ResponderExcluirÉ realmente incrível. Quem souber pode nos contar. Eles eram demais!!!
Claudia
Ana Paula,
ResponderExcluirEstive, sim. Fui à Cuzco e Lima. Vou fazer mais esses dois post.
Adorei o Peru.
País cheio de história e paisagens de tirar o fôlego.
Beijo
Claudia
Marina,
ResponderExcluirPara um viajante independente como eu e você, às vezes é difícil encontrar certas informações por isso tendo escreve detalhes para que outras pessoas possam ter suas viagens facilitadas.
E vocês tudo certo pelo mundo.
Tenho andado longe da internet essa semana, mas assim que chegar ao Brasil visito o blog de vocês.
Boa viagem!!!
Vanessa,
ResponderExcluirFiquei três dias em Lima, dois em Machu Picchu e três em Cuzco.
Aproveitei todo período do Carnaval.
Foi um tempo certinho. Perfeito!!
Bj
Claudia
Olá Claudia, mas que beleza de post.
ResponderExcluirTive agora uma aula de cultura, com belas fotografias e dicas.
Sou fascinada por esse lugar, sonho em um dia conhecer, apesar das dificuldades , mas tanta beleza vale a pena.
Parabéns por mais essa viagem, e obrigada por partilhar.
Beijos.
Claudia fiquei apaixonada pelas suas fotos! É daqueles lugares que apaixona fácilmente qualquer um! :)
ResponderExcluirTenho estado a fazer pesquisa sobre Machu Picchu pois estou planeando minhas férias até lá, e encontrei o seu blog cheio de informações, tais como a compra dos bilhetes para o comboio que deve ser antecipada! :) Excelentes dicas. Adorei mesmo! :)
Vou aproveitar para deixar também o site do Trivago que contem bastante informação de Machu Picchu que eu também achei super útil.
Adorei o seu blog! :)
Beijinhos,
Vanda
Adorei o seu artigo e a quantidade de dados informativos muito úteis que o mesmo contem.
ResponderExcluirMachu Picchu é mesmo o máximo dos máximos a avaliar pelas suas fotos e descrições.
As suas advertências foram bastante pertinentes e sensatas. Actualmente eu não encaixo mesmo no perfil ideal para fazer uma visita como a que descreveu, tão desgastante e exigente ainda mais acompanhada pelo meu acompanhante habitual de dois palmos.
Beijinhos
Machu Picchu foi meu destino desejado por alguns anos, um verdadeiro fascínio mesmo. Mas, atualmente, ando repensando por causa dos efeitos da altitude. Tenho pressão baixa e fiquei meio medrosa..., mas continuo achando esse lugar maravilhoso.
ResponderExcluirSuas fotos só confirmam isso!
Bjs.
Cris,
ResponderExcluirAcho que um dos segredo de Machu Picchu está justamente na dificuldade de acesso. Vale muito a pena conhecer. Eu amei!!!
Beijo
Vanda,
ResponderExcluirObrigada por partilhar sua pesquisa e quando voltar de lá conte como foi sua experiência.
Um beijo
Claudia
Turista,
ResponderExcluirVi muita gente de idade e crianças por lá, mas desaconselho totalmente. É realmente perigoso. São muitas escadarias de pedra e alturas vertiginosas perto das escarpas. É lindo e fascinante. Para adultos com bom preparo físico é perfeito!!!
Um beijo
Claudia
Gina,
ResponderExcluirSe você tem vontade de ir fala com seu médico pois acho que o problema maior é para quem tem pressão alta e não baixa. Além disso, os medicamentos dão conta do recado. Passei dois dias muito mal porque odeio tomar remédio, mas não tive como fugir, Foi tomar a primeira dose e eu era outra pessoa.
Beijo
Claudia
Claudia,
ResponderExcluirAdoro o seu blog a bastante tempo e sonho nos seus posts. Viajar é uma coisa maravilhosa!!! Fui para a Provence no ano passado, e amei.
Estou tentando convencer uma amiga de ir comigo ao Peru e acho que agora com o seu post será mais fácil.
Um beijo,
Flávia
Flávia,
ResponderExcluirEspero que você consiga convencer sua amiga. Vocês vão adorar!!!
Os próximos posts serão sobre Lima e Cuzco. Espero você.
Bj
Claudia
Claudia, que via gem show!!! Este lugar realmente é lindo e tenho a impressão que voltamos de lá diferente pela energia boa! As fotos estão lindas e o relato perfeito. Vou guardar estas dicas pq Machu Picchu está na minha lista em breve.
ResponderExcluirBeijos :o)
Carol,
ResponderExcluirÉ uma viagem muito especial.
Ponha na sua lista que vale qualquer dificuldade com a aclimatação pela diferença de altitude. Aliás, dizem que isso conta muitos pontos à favor por deixar tudo com um astral hipnotizante. Será mesmo?
Beijo
Claudia
Aprendi muito mais com o que post, do que com o guia que nso acompanhou na época :)
ResponderExcluirDá vontade de voltar lá de novo :) Chegou a ir em waynapichu? Eu não aguentei, e fiquei embaixo esperando meus amigos...
O peru é realmente fascinante, pretendo retornar!
Beijos
Oi Claudia..
ResponderExcluirMacchu picchu é incrivel mesmo.. estive lá em Dez. e realmente não é uma época boa.. chovia muito.. tivemos sorte de no dia de subir a montanha estava sol..
Lindas fotos como sempre.. parabens..
haa lembra das tuas dicas para gramado pois é estive lá e ameiii..
bjs
Oi Érika,
ResponderExcluirFui a Waynapicchu, sim! Cansei como doida... Não cheguei no topo da montanha...Mas, caminhei mais de uma hora!!!
Dá vontade de voltar, né??
Um beijo
Claudia
Kamilinha,
ResponderExcluirTambém peguei alguns momentos de chuva, mas nada que atrapalhasse o percurso.
Você foi a Gramado??? Que delícia!!!! Amo!!!!
Beijos
Claudia
Claudia,como sempre teu post está lindo !Acho que estas são as fotos mais bonitas que já vi de Machu Picchu !Adorei as informações.Tenho pensado em ir a Lima porque agora temos voo direto Poa -Lima. Mas para o resto do passeio não tenho mais fôlego ...contentarei-me em ler e reler o teu blog !!
ResponderExcluirBj
MT
MT
ResponderExcluirCansativo é mesmo!!! Senti muito a altitude!!! Tentei não tomar nenhum remédio, mas no final do segundo dia sem conseguir dormir, com náuseas e muita dor de cabeça tive que me render... Isso sem contar o cansaço. Ufa! Cada escada de três degraus me deixava com a língua de fora. Exaustivo.
Cuzco é pior pois fica a 3440 m de altitide. Machu Picchu é mais baixo, 2400 m. Melhor ir à Machu Picchu.
Lima é espetacular em termos de gastronomia.
Beijo
Claudia
oi, claudia!
ResponderExcluirmeu sonho de consumo atual é fazer uma viagem ao peru, especialmente a machu pichu.
amei o teu blog e já estou seguindo.
tenho um tb com as mesmas idéias q as suas, mas, não chego nem perto dos teus detalhes.
parabéns!!
excelente blog.
bjão.
Esta é realmente uma viagem para grandes viajantes como vc...mas para poder tirar fotos lindas como essas vale a pena o esforço! :-)
ResponderExcluirBjinhos
Oi Silvana,
ResponderExcluirMuito bom ter você por aqui.
Vou lá visitar seu blog também.
Bj
Claudia
Margarida,
ResponderExcluirAcho que sei o tipo de viagem que você gosta. Machu Picchu não se encaixa no seu perfil. rsrsrs. É uma viagem beeeeemmmmm cansativa. A maior parte das pessoas sente os efeitos da altitude.... Mas, é liiiinnnndo!!!!!
Beijo
Claudia
Oi Claudia! Que post maravilhoso! Mesmo sem conhecer Machu Picchu, literalmente viajei com você e me deslumbrei com tudo o que vi. Também adoro viajar, conhecer novos lugares e pessoas. É tudo o que levamos dessa vida. Estou te acompanhando nessas andanças pelo mundo. Venha conhecer meu cantinho.Beijos
ResponderExcluirChris
chrisgifts.blogspot.com
Adoreiiii, os seus relatos são os melhores hehehe mta vontade de conhecer !!!
ResponderExcluirPs: amei a ultima foto
Bjs
Gabi
Chris,
ResponderExcluirSeja muito bem-vinda ao blog.
Vou lá te visitar.
Bjs
Claudia
Gabi
ResponderExcluirMachu Picchu é legal para ir com um grupo animado!!!
Um feriado prolongado, tendo 5 dias fica perfeito.
A última foto ficou linda. Também amei. Nada como viajar com uma pessoa com quem você está em sintonia.
Bjs
Claudia
Cláudia
ResponderExcluirEste foi um dos mais bonitos posts que escreveste - e olha que teus posts são ótimos!!!Parabéns!
Mas Machu Picchu inspira,não?
Acredito que estive lá - há 15 anos - no exato momento que tinha " preparo físico" para isso...Assim mesmo, passei mal no caminho para o Titicaca.
Estou planejando Colômbia e Equador para o próximo semestre.
Obrigada pela emoção da leitura.Bjs
Aldema querida,
ResponderExcluirFiquei emocionada com suas palavras. Partindo de uma pessoa tão delicada e sensível só posso me sentir muito honrada.
Um beijo
Claudia
Claudia
ResponderExcluirAmei o post, inclusive pq eu e meu marido estamos planejando uma viagem para Peru e Bolivia agora em abril. É pena mesmo que a época nao é a melhor, mas vamos mesmo assim...rs
Suas informaçoes foram muito uteis!
beijos
Renata,
ResponderExcluirEm abril o tempo estará bem mais firme.
Sabe que aproveitei muito, mesmo sendo em fevereiro. Num dia nublado em que esqueci de passar filtro solar fiquei com o rosto super vermelho. O sol estava sempre prestes a dar o ar de sua graça.
Vocês vão amar!!!
Beijo
Claudia
Claudia, ameeeeei sua viagem! Que fotos lindas! O Marcelo esteve em Machu Pichu nos anos 90 e por isso é difícil voltar lá com ele, já que nossa filosofia é evitar repetir destinos de viagem... mas é uma pena porque quero muito ir!!!! E suas fotos estão sensacionais como sempre, que colorido perfeito! Um grande beijo!!!!!
ResponderExcluirKatia!
ResponderExcluirArruma uma companhia e vai logo... Conforme os anos vão passando essa viagem vai ficando mais difícil. Subir as montanhas não é mole e a altitude acaba, principalmente, com a alegria dos mais velhos...
Vai logo, hein???
Beijos
Claudia
A par do Deserto do Atacama é o lugar mais mágico que conhecemos na America Latina!
ResponderExcluirBjs
Oi casal.
ResponderExcluirLi todos os posts que vocês escreveram sobre o Peru. A série ficou ótima!
Já fiz minhas apostas para suas aventuras de 2012. Espero ter acertado no alvo.
Boas viagens!!!
Acabei de descobrir seu blog e já incluí como especiais no www.aprendendoporai.blogspot.com
ResponderExcluirNão viajo tanto como você, mas viajar é minha paixão.
Gostei.
Rui,
ResponderExcluirViajar é realmente uma delícia.
Obrigada pela sua visita e por incluir o Viajar pelo Mundo no seu blogroll.
Claudia, adorei as dicas, vou para Lima e Cusco semana que vem, dia 29 e espero aproveitar ao máximo, qdo voltar te conto tudo! Adorei seu blog,vou visitar sempre!!! sou apaixonada por viagens...
ResponderExcluirDebora,
ResponderExcluirAproveita muito. Vou adorar saber como foi sua viagem.
Bj
Claudia, adorei suas dicas! Vou em julho deste ano para Cusco e Lima. Já estava quase comprando os bilhetes de trem, ida e volta, no hiram birgham, mas gostei da sua dica de voltar no vistadome. Você sabe me disser se comprando só a ida no hiram já estaria incluido o translado de aguas calientes a machu picchu, ida e volta, e a entrada no sitio? Obrigada e parabens pelo blog.
ResponderExcluirCaroline,
ResponderExcluirComprando a ida no Hiram Bingham você terá um ingresso para ir de Águas calientes até Machu Picchu, a entrada para as ruínas e um chá da tarde no hotel Sanctuary Lodge. Mas, para voltar no Vistadome você precisa comprar o ingresso de volta de Machu Picchu para Águas Calientes. Isso é fácil, basta pagar na fila de entrada do ônibus (todo mundo desce nos mesmos ônibus - não tem outra opção).
Bj
Claudia
Claudia,
ResponderExcluirNossa, faz tempo que não passava por aqui e amei esta sua postagem! Muitíssimo bem detalhada e completíssima! Estaremos em Machu Picchu em julho e não conseguimos agendar a trilha inca, já estava lotada... vamos pela Salkantay, mas sem os lodges... na verdade, estou bem receosa, acho que vai ser punk, principalmente pq nosso condicionamento não está assim, uma Brastemp... me fala dos medicamentos, é fácil comprar lá? Vc já ouviu falar do Diamox? Ou só o Sorojhi (é assim mesmo???) é suficiente? Bjos,
Marcia
Oi Marcia,
ResponderExcluirQue bacana fazer uma trilha no Peru. É preciso disposição!! Depois conta como foi.
Quanto aos remédios para ajudar a controlar os sintomas da diferença de altitude, tem vários. Eu tomei Sorojchi pills e Dolgramin tablets. Porém tem muitos outros e todos parecidos. Esse me foi indicado em Cuzco e foi ótimo.
Boa trilha.
Bj
ola tudo mundo sou Peruano. Alem de vcs irmaos gostar de Peru tem um coisa mas importante que tudo issa beleza e que Peru e Brasil junto podemos ser a gran diferencia na America. Entre dos paises temos tudo do que mundo ofrece e precisa. Brasil e Peru juntos tem dos oceanos. Juntos somos um. Deus fizo Peru e Brasil por una racao. Nos economia avanca solida e final de decada va ser melhores do que chile. Peru e pais pra inventir. e facil vc abrir um negocio. A inteocenaica (estrada Peru-Brazil) e comenco de una vela historia... Peru e mas que Machu PIcchu e Brasil e mas que carnaval e prias. nos somos um povo unidos com future. abracos a meu irmaos do Brasil. e lembre que Peru e sua casa porque eu sento que Brasil minha casa tambem.
ResponderExcluirOi Cláudia, tudo bem?
ResponderExcluirCláudia,
Parabéns! Adorei seu post.
Vou para Machu Picchu no próximo mês e fiquei encantada com as suas fotos. Vou memorizar os ângulos para repetir alguns lugares. Li que você ficou em MP dois dias e talvez consiga me ajudar com uma dúvida. Estou organizando a minha viagem e não sei se deixo 2 dias para MP (visitar a cidade duas vezes mesmo) e 3 para Cuzco ou se arrisco só um dia e deixo os outros 4 para Cuzco e região.
O que você acha?
Abraços,
Iris
Iris,
ResponderExcluirEu ficaria apenas um dia em MP. Não sei qual seu perfil de viagem (se vc prefere bons hotéis, caminhadas longas ou viagem mais econômica). Mas, eu ficaria um dia no hotel Rio Sagrado para circular pela região e mais 3 dias em Cuzco. Não deixe de fora Lima se você gosta de comer bem. A gastronomia é um must da cidade.
Boa viagem,
Claudia
Oi, Cláudia, lembro de vc desde que apareceu no blog da Bonfadini, mas vim parar aqui dessa vez pelo Google. Adorei seu post, super bem explicadinho. Estou planejando visitar MP, Lima e Cuzco em junho de 2013 e com certeza com usar suas dicas e me inspirar nos ângulos de suas fotos. Parabéns pelo blog, completíssimo!
ResponderExcluirCláudia Ramalho
Claudia,
ResponderExcluirEssa viagem é muito interessante. Amei conhecer o Peru. Esteja preparada para os sintomas de desconforto causados pela altura. Compre remédios já em Lima e comece a se cuidar desde lá.
Qualquer dúvida estou a disposiçao.
Beijo
Claudia
Cláudia, gostei muito do seu blog. Também estou tentando montar um blog sobre minha visita ao Peru em abril/2012. Tá em fase de construção:
ResponderExcluirrumoamachupicchu.blogspot.com.br
Parabéns.
Miron,
ResponderExcluirMeu blog também surgiu na emoção de uma viagem à China. Mas, depois ele continuou e por sorte escolhi um nome que não se limitava somente aquela experiência.
Pense em ir além...
Parabéns pelo blog. Realmente fico viajando aqui em casa... Pensando em poder realizar esses sonhos, OBRIGADO por dividir conosco seu conhecimento de mundo. Deus te abençoe.
ResponderExcluirMarcos Paulo
Obrigada, Marcos.
ResponderExcluirOi Claudia,
ResponderExcluirum colega meu está indo ao Peru, mostrei o seu site, ele ficou bem interessado. Você poderia passá-lo algumas dicas? O problema é: estamos na Irlanda e ele é inglês. Posso intermediar uma comunicação?
Obrigada
Tati
Claro, Tati,
ResponderExcluirEstou à disposição.
Bj
Claudia, que espetáculo!
ResponderExcluirVocê subiu Huayna Picchu? Como foi essa experiência? Considera válido? É um risco muito grande? Li tantos relatos falando sobre os perigos da trilha que até fiquei com medo!
Adorei suas fotos e texto!
Parabéns!
Beijinhos,
Lily Pestana
www.blogapaixonadosporviagens.com.br
Lily,
ResponderExcluirNão subi a trilha toda. Só o início. É escorregadio por ser muito úmido. Mas, muita gente sobe. tudo depende do seu grau de espírito aventureiro. Rs.
Beijos
Claudia, eu consegui!
ResponderExcluirSubi Wayna Picchu! Como fui agora em agosto, estava bem sequinho, muito sol e calor! Foi uma experiência mágica e linda! Adorei!
Bem menos pior do que eu imaginava, viu? Minha veia aventureira permanece entupida kkkk... mas deu tudo certo! A subida é pesada pela altitude e cansa... mas o arriscado mesmo é a descida, bem no início da descida, onde deveria haver cordas de apoio e não tem... ali se deve ter mais atenção e cautela! De resto, é apreciar a vista e comemorar a vitória!
Beijinhos e obrigada!
Lily Pestana
www.blogapaixonadosporviagens.com.br
quero muito conhecer esse lugar
ResponderExcluirOlá Cláudia,
ResponderExcluirNão poderia deixar de fazer um comentário sobre sua postagem. :D Seu texto é excelente e suas fotos são de uma qualidade impressionante, além de passar poesia e ângulos diferenciados do que vemos em outros blogs sobre viagem ao Peru. É um sonho antigo conhecer esse lugar e este ano resolvi em abril conhecer MP. E como minhas férias nunca coincidem com as ninguém do meu círculo, rsrs acabo por viajar sozinha (e é bom! ^_^) Este será o 3º destino. Mas algo me deixa preocupada, o que todos comentam, o mal da montanha (soroche). Tomo 1x ao dia remédio para pressão alta, no dia a dia é tranquilo e há pouco tempo fui ao cardiologista e exames cardíacos de rotina e tudo está ok. Mas em viagem ao Chile, ao passar sobre os Andes tive taquicardia, tontura e perdi meu primeiro dia em Santiago, com muito custo saí para almoçar, mas no 2 dia já estava perambulando a pé pela cidade. Mas ando preocupada, são muitos posts que apontam reações adversas, por este motivo estou indo em pacote CVC, com assistência saúde. já pesguei em vários blogs dicas, como suco de clorofila, levar diamox, comprar soruchhi pill, chá de coca ou muno. Enfim, mesmo assim, os mais próximos estão a me desestimular por conta da pressão, um pouco de sobre-peso e idade (50anos), mas cabeça e espirito de aventura a me mover em tudo que faço. o que me diz: devo ceder a precaução. é ruim mesmo estas reações? amanhã estou para fechar com a operadora. obrigada desde já. Eva (CE)
Eva,
ResponderExcluirO ideal é você conversar com seu cardiologista antes de qualquer coisa. Ele poderá te orientar da melhor maneira possível.
Desejo que a altitude não atrapalhe seus planos.
Faça uma excelente viagem!
Muito bonito mas só há uma maneira de chegar a m picchu. Pelo trilho inça! Tudo resto é efeito 5ta avenida. E não esqueça utilizar outra botas....
ResponderExcluirObrigada, Anônimo! Anotado!
ResponderExcluirBoa noite Claudia, eu como peruano gostei muito das suas dicas, você deveria percorrer todo o nosso país e eu se que vai se agradar mais e ate talvez não vai quer voltar rsrsrsrsrs.
ResponderExcluirBom Claudia eu sou formado em ciencias administrativas e turismo na universidade de Cusco, e já teve essa sorte de morar em Sao Paulo e agora que voltei para o Peru montamos aqui no Peru a nossa operadora de turismo chamada Viagens Machu Picchu, Operadora única e exclusivamente para os brasileiro que desejem conhecer Machu Picchu e Peru.
Nos da Viagens Machu Picchu sempre estamos dispostos a ajudar a qualquer pessoa sem compromisso de compra e simplesmente queremos que todos venham e curtam a nossas paisagens.
Att: Juvenal Rondan
nossaaa que coisa sensacional, estou planejando ir com uma amiga, ver essa paisagem linda, amei seus registros, obrigado <3
ResponderExcluirThiago Baia - Tucuruí - Pará
Algumas pessoas perguntam quando é melhor viajar a Machu Picchu?
ResponderExcluirMachu Picchu fica numa região que recebe muitas chuvas no verão, e o período entre Janeiro e março não é aconselhável para sua viagem
Porque as chuvas são intensas porem aconselhamos viajar nos meses secos.
A alta temporada vai de maio a setembro, quando chove menos. Dentro desses meses, maio e agosto são os melhores para conhecer o legado inca, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda. De dezembro a março chove com frequência, e, nos dias em que chove muito, o parque é fechado. Por isso é aconselhável viajar quando o tempo é mais seco mesmo.
Ir com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.
A temperatura média anual da região está na casa dos 22ºC, e cai quase pela metade à noite, mas no inverno as temperaturas podem chegar a -0ºC.
Desejo a todos uma ótima viagem!!
Oi Claudia, tudo bem?
ResponderExcluirprimeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas!
Eu pessoalmente recomendo ás pessoas que não sabem onde viajar em suas próximas ferias
recomendaria viajar ao peru y conhecer sua cultura viva, historia, tradição, gastronomia e muitas coisas mais que não terminaria de dizer.
Ola pessoal!
ResponderExcluirprimeiramente parabéns pelo blog, ótimas recomendações!
recomendo viajar ao peru e conhecer machu picchu uma das maravilhas do mundo e o ultimo refugio inca, também recomendo visitar outros lugares turísticos como lago titicaca, nazca, paracas, ancash, choqueqirao e muitos outros puntos turísticos mais.
sua gastronomia é reconhecida no mundo por sua variedade de platos tipico em cada região, deguste o melhor de nossa gastronomia peruana e bom apetito.
Muito obrigada pelas dicas, Juan Luis.
ExcluirO Peru é um belo país. :)))
Oi Claudia, tudo bem?
ResponderExcluircertamente Machu Picchu é Cusco são os puntos mais importantes do Peru, mas também temos muitos outros uno de eles é Lima.
para as pessoas que pensam que Lima somente é um punto de partida para conhecer Machu Picchu estão errados Lima tem muitas coisas que não vera em outro lugar, lembre que Lima foi o punto mais importante para os espanholes. Lima tem arquitetura colonial, museo larco, catedral de Lima, pachacamac e sua gastronomia é uma das melhores do mundo.
eu pessoalmente recomendo conhecer Lima e visitar seus puntos turisticos
Ola galera, tudo bem?
ResponderExcluirprimeiramente parabéns pelo blog, ótimas dicas!!
Para chegar a Machu Picchu, uma dica fundamental é reservar um hotel em Aguas Calientes para a noite anterior à visita. Assim você consegue chegar bem cedinho ao parque e ainda aproveitar o nascer do sol que deixa toda a cidade dos Incas com um ar ainda mais especial e mágico.
agora temos dos horários para entrar a Machu Picchu a primeira é de 6 am ate 12:00 e o segundo turno é de 12:30 ate 17:30 compre suas entradas para o santuário com antecedência.
lembrem que o Peru tem muitos outros lugares maravilhosos
valeu suas dicas!!
Ainda não conhece Machu Picchu?
ResponderExcluirMachu Picchu é a unica cidade a qual não foi chegada pelos espanhóis, sem duvida alguma uma das melhores arquiteturas do Mundo, uma das sete maravilhas do mundo pessoalmente recomendaria visitar essa cidadela, alem de Machu picchu na cidade de Cusco existem muitas outras construções as quais também são incas como são Ollantaytambo, sacsayhuaman, pikillacta, pisac, Chinchero, Moray y muitas outras recomendo viajar e conhecer essa bela cidade
Boa tarde pessoal, tudo bem?
ResponderExcluirÉ verdade que o ponto turístico mais visitado no Peru é Machu Picchu uma das sete maravilhas do mundo moderno mas existi muitos outros lugares mágicos.
para as pessoas que gostam de caminhar e conhecer maravilhas naturais recomendaria visitar Huaraz.
Huaraz é um lugar magico onde as pessoas podem entrar em contato com as maravilhas naturais no tempo incas as montanhas eram sagradas para eles nesse tempo eram chamadas apus (Lugares que geravam vidas).
Entre outros lugares mágicos como são Nazca. Alguém escutou falar das linhas de Nazca?
Bom as linhas de Nazca foram feitos nos tempos pre incas feito pela cultura Nazca dali que vem o nome linhas de Nazca *linhas imensas desenhadas num deserto* até o momentos os Arqueólogos, antropólogos, historiadores, etc não podem explicar como que elas foram feitas. a primeira vez que vi aquelas linhas fiquei emprisionado.
o Peru possui o lago navegável mais alto do Mundo * o lago Titicaca* neste lago o mais ressaltante são as ilhas flutuantes feitos de uma espécie de bambu que é produzido no mesmo lago as pessoas que moram nesse lago possivelmente sejam desentendes da cultura Taypicala. entre outros lugares mágicos para conhecer no Peru
Meus amigos brasileiros eu recomendo completamente que o próximo lugar a conhecer seja o Peru.
Obrigado pelo espaço, abraços Ricardo.
Passeios antes de Machu Picchu.
ResponderExcluirAlguns lugares de Cusco são absolutamente imperdíveis, e nossa equipe recomenda que alguns passeios pela cidade sejam feitos antes da viagem para Machu Picchu, aproveitando este período para aclimatar-se e evitar o mal da altitude, já que Cusco está a mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Reserve alguns dias na cidade para visitar museus, igrejas coloniais e os imperdíveis sítios arqueológicos. Os principais passeios em Cusco são: City Tour Arqueológico, o passeio pelo Vale Sagrado dos Incas, o Vale Sul e Maras-Moray e, para quem gosta de trilhas, a Trilha da Laguna Humantay e a Trilha da Montanha Colorida, são atrações imperdíveis.
Oi gente! Gostei dos seus itinerários para Machu Picchu. Eu escolheria todos os dias possíveis para não perder nenhum lugar. Parabéns pela publicação, muito útil para as pessoas escolherem, de acordo com sua disponibilidade econômica e tempo, que opção tomar para chegar a Machu Picchu.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, um abraço!