CROÁCIA, MONTENEGRO E BÓSNIA HERZEGOVINA
Visitar a Croácia era um sonho antigo. Quando alguém falava sobre o país minha curiosidade se aguçava. Ouvindo as histórias de quem tinha voltado do país então, meus olhos brilhavam. Até que surgiu a chance de ir até lá. E, para minha surpresa, fiquei ainda mais encantada com o vi, do que imaginava. Voltei totalmente apaixonada e já querendo retornar. Fui conquistada pelas pessoas amáveis, pela cozinha espetacular, pelas ilhas paradisíacas, pelas cidades muradas de arquitetura ímpar e pelo astral leve, apesar da história tão densa e recente.
Dubrovnik - Croácia.
Programar o roteiro não foi muito fácil, pois ainda há pouca coisa publicada aqui no Brasil sobre o país. Visitei alguns blogs para me situar e mesmo assim, ao chegar lá o roteiro foi sendo modificado conforme as novidades apareciam. Um exemplo interessante foi Montenegro. Esse país pequenino e colado na Croácia é muito perto e lindo. De carro, se chega à fronteira - à partir de Dubrovnik em 40 minutos. Vale a pena incluir no programa. O hotel Aman na pequena ilha de Sv. Stefan, em Montenegro, numa cidadela do século XIII é espetacular e merece alguns dias. Fui à Montenegro por indicação do concierge do hotel de Dubrovnik (aliás recomendo, o hotel é maravilhoso, dentro das muralhas da Cidade Antiga, The Pucic Palace).
Kotor - Montenegro.
Depois, ao subir de carro de Dubrovnik à Split, outra surpresa interessante. Há uma cidade da Bósnia Herzegovina no meio da costa croata. Então, é preciso parar na aduana, mostrar os passaportes, os documentos do carro, entrar no país e alguns quilômetros depois fazer tudo novamente para entrar outra vez na Croácia. Os croatas fazem um pouco de cara feia para essa cidade doada por Tito no tempo em que a Bósnia era ainda um estado da Iugoslávia e precisava de uma saída para o mar. Tudo é tão perto que no final conheci Croácia, Montenegro e Bósnia Herzegovina.
Neum - Bósnia Herzegovina.
Então, meu roteiro foi o seguinte, em uma semana:
DUBROVNIK, Croácia (essa foi a cidade que mais me impressionou)
KOTOR, BUDVA E SV. STEFAN, Montenegro (vale muito a pena conhecer a região dos fiordes)
MALI STON, Croácia (cidade com a maior muralha depois da Muralha da China)
NEUM, Bósnia Herzegovina
SPLIT, Croácia (segunda maior cidade do país)
ILHA DE HVAR, Croácia (super badalada)
TROGIR, Croácia (uma das cidades mais antigas do país).
Uma semana foi pouco. Há muitos lugares que ainda quero conhecer na Croácia. Mas, como sempre é preciso deixar alguma coisa para ter um retorno. Gosto de voltar aos países por onde passo.
Então, os próximos posts serão dedicados à esses destinos fantásticos. Tenho certeza de que vocês vão se encantar, assim como eu me encantei!
Até breve! Espero vocês!
Lugar encantador! Vou aguardar os próximos posts!😊
ResponderExcluirCláudia, já estou esperando teus posts ansiosamente.
ResponderExcluirHá muito sonho em visitar a Croácia, também, mas vou deixando para depois.
Estás muito linda nas fotos, como sempre.
Bom final de domingo.
Bj
MT
Flavinha,
ResponderExcluirFiquei totalmente apaixonada pela Croácia. Confesso que não esperava tanto. Amei!
Beijos
MT,
ResponderExcluirVale a pena conjugar com uma ida à Roma ou Veneza. De Roma são 30 minutos de avião. E, de Veneza dá para ir de barco. Perfeito. Eu fui por Roma. Da próxima vez (já estou pensando na próxima) quero ir por Veneza para conhecer a parte norte do país que deve ser linda e parecida com a Itália.
Beijos
Oi, Claudia! Vou fazer um mochilão de dois meses pela Europa a partir de setembro. Depois de Italia e Croacia, vamos para Bosnia, Servia e Montenegro. Mas gostaria de conhecer bem esses paises. Você acha que vale a pena ficar hospedada neles ou so fazer os bate-voltas a partir da Croacia? Como é complicado achar infos sobre essa região! E outra coisa: nosso proximo destino é a Grécia. Pesquisei alguns trens e ônibus que vão de Montenegro até la.. Você tem alguma info sobre isso tb?
ResponderExcluirObrigada :-)
Ana
NÃO É PURA PERFEIÇÃO AQUELE PAÍS???? Sou mto apaixonada por ele!!! To ansiosa para ler os relatos.
ResponderExcluirBjoss
Oi Cláudia! Adoro seu blog, me sinto viajando junto! Obrigado pelas postagens and keep doing it! Você viaja tanto por causa de trabalho? Queria ter tempo pra conhecer o mundo assim haha
ResponderExcluirObrigada, Natalie!
ResponderExcluirÉ sempre uma honra.
Bj
Manu!
ResponderExcluirAmei! Amei! Amei! Que país apaixonante.
Li tudo no seu blog antes de ir. Foi o melhor de todos que encontrei. E, super atualizado. Ajudou demais!
Quero muito voltar.
Bjs
Oi Claudia, parabens pelo blog!
ResponderExcluirEstou indo com um grupo de amigos pra Croacia em Setembro....nosso roteiro e muito parecido com o seu. Vou ficar aguardando seus posts....quem sabe mudamos alguma coisa.
Grande abraço,
Reginaldo
Rodolfo,
ResponderExcluirObrigada pela visita. Viajar para mim é um grande prazer. Tanto faz se é viagem de trabalho ou de férias. Sempre me divirto e aproveito da melhor maneira possível.
Volte sempre.
Oi Claudia! Parabens pelo blog.
ResponderExcluirEstamos indo pra Croacia em Setembro...nosso roteiro e parecido com o seu. Vou aguardar seus posts pra ver se alteramos alguma coisa.
Grande abraço,
Reginaldo
Tal como os comentários aqui deixados antes, também eu fiquei curiosa acerca das suas impressões e informações pormenorizadas acerca de cada um dos locais visitados neste seu roteiro.
ResponderExcluirFicarei a aguardar pelos seus artios futuros.
Beijinho
Reginaldo,
ResponderExcluirEspero que os próximos posts te ajudem no desenho da viagem. Mas, a Croácia não tem erro. Onde quer que você vá, vale a pena.
Até breve.
A Croácia é a novidade do momento. Com merecimento. Estou esperando a chance de ir. Adorei a ideia de ir por Veneza. Parabéns.
ResponderExcluirlas más bellas imágenes
ResponderExcluirlas más bellas imágenes
ResponderExcluirLala,
ResponderExcluirSe vc tem tempo e dois meses são um bom período de viagem acho mais interessante dormir nesses países. Montenegro é lindo. Tem cidades lindas na beira do fiorde, além de outras na costa e ainda tem a capital que fica mais para dentro. Vale a pena conhecer, a pequenina Perast, Kotor, Budva, Sv Stefan, Cetinje (a antiga capital) e Podgorica (capital atual). Para isso, pelo menos três dias são necessários. Já, a Bósnia conheci apenas a cidade costeira de Neum que fica no caminho indo de Dubrovnik para Split. Mas, o país é grande e tem muitos lugares interessantes.
Quanto à trens, vou ficar te devendo a informação. Fiz essa viagem de carro e não me informei sobre trens.
Beijo
Oi Turista,
ResponderExcluirMuito bom receber sua visita por aqui. Vou tentar começar a escrever em breve. Só falta mais tempo para isso. haha. Mas, eu chego lá.
Bj
oi Cláudia,
ResponderExcluira Croácia parece ser um local lindíssimo.
Sempre quis visitar, e depois de ler seu artigo e ver as fotografias, estou com mais vontade ainda.
Tenho de me decidir onde vou passar minhas férias de verão, e com tanto lugar bonito não fica fácil!
Uma existência é curta para conhecer esse mundo...
ResponderExcluirAinda bem que você veio enriquecer as fontes de consulta sobre a Croácia e sempre muito bem explicado, com fotos magníficas, daquelas que nos deixam realmente encantadas.
Bjs.
Ju,
ResponderExcluirFaz uma lista e vai escolhendo um desses lugares por ano. Aos poucos você vai conseguindo conhecer tudo que tem vontade. Devagar e sempre!
Bj
Gina,
ResponderExcluirMinha lista é interminável... Tenho sempre tantos lugares na mira! Ai como esse mundo é lindo e enorme.
A Croácia é espetacular. Foi uma bela surpresa. Quero voltar para conhecer o norte.
Beijos
Sem dúvida serão postagens belíssimas, só pelo rastro que você deixou por aqui!
ResponderExcluirAliás, o verão por esses lados deve ser mesmo incrível, não!
Voltarei então em breve!
Um beijo Claudia
(ah, essa moderação de comentários, nunca acerto! Vamos ver se vai dar agora...)
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com
Que roteiro bárbaro!!! Agora você completou os balcãs, hein?! :)
ResponderExcluirAdorei!!! Vou tentar copiá-lo ano que vem!!
Bjks!
Fê,
ResponderExcluirÓtima ideia. Você vai amar!!!!!!
Bjs
Olá,Cláudia!!
ResponderExcluirQue linda viagem!!Acompanhei pelo IG e babei nas fotos!!
Por favor,me tire uma dúvida:vcs visitaram Montenegro de carro alugado ou por passeio de agência?
Obrigada!! =)
Vanessa,
ResponderExcluirFui de carro alugado e adorei minha escolha. Dá muito mais liberdade para circular onde vc quiser.
Bjs
Estou ansiosa!!! Vou em maio com 2 amigas, uma delas a vanessa acima. Sempre tive medo de me decepcionar com a croacia, se comparar a minha amada Grecia rsrs. Mas resolvi tentar!!! Sempre tive vontade de ir a Montenegro. Bjs, Fabi @loucosporviagem
ResponderExcluirOla, as suas palavras me deixaram entusiasmada vou viajar por duas semanas entre Croácia ( volto pela terceira vez) Bósnia e Montenegro. posso fazer uma pergunta? :) só é necessário o passaporte o precisa o visto? obrigada
ResponderExcluirO visto é feito na entrada do país. Muito fácil.
ResponderExcluirSão lugares maravilhosos, pretendo voltar novamente,
ResponderExcluirOi Claudia,
ResponderExcluirVocê ficou baseada em alguma cidade e fez bate-volta para Montenegro e Bósnia ou dormiu cada noite em um lugar? Como organizou isso? Fez de carro toda a viagem? Desculpe as mil perguntas, mas estou animada para seguir um roteiro parecido.
Obrigada
Quando fui a Montenegro estava hospedada num hotel em Dubrovnik. Quando fui a Bósnia estava em deslocamento para Hvar e passei de carro, no caminho.
ResponderExcluirTudo bem Claudia. Primeiramente quero te dizer que fui ao Butão em Out passado e suas dicas valeram muito. Agora to pensando em ir em Maio para Croácia, Montenegro e Bosnia. Te pergunto se vc viu algo sobre alugar um carro na Croácia e poder entrar em Montenegro e Bosnia com o carro alugado. Escrevi pra Hertz e eles me responderam o seguinte:
ResponderExcluirBoa tarde, Sr. Guilherme
Agradecemos por ter entrado em contato conosco.
É permitido cruzar a fronteira para Bosnia e Montenegro, tendo retirado o veículo na Croácia.
Qualquer tipo de veículo que atravessar a fronteira da Croácia será cobrado uma taxa de €7,00 ao dia e o máximo é de €21,00.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente/Kind Regards
Mas não to levando muita fé nisso Claudia...
Um abraço
Guilherme
Oi Guilherme,
ExcluirAlugar carro é muito fácil e sem complicação nenhuma. Aluguei no próprio hotel The Pucic em Dubrovnik, com o concierge, de uma empresa local. Fui a Montenegro e Bósnia sem nada de enrolação. É preciso apenas apresentar os documentos do carro e passaporte nas fronteiras. Tudo muito fácil. Devolvi o carro em Split e paguei uma taxa de retorno.
Boa viagem.