A COMUNA MEDIEVAL DE FRIBOURG
A charmosa comuna de Fribourg, Suiça.
Pequenina, tem apenas 40 mil habitantes e dois idiomas oficiais, francês e alemão. Vive num ritmo desacelerado entre mais de 200 fachadas góticas do século XV. Seu centro histórico tem um charme incrível. É dividida em Cidade Alta (St. Pierre) e Cidade Baixa (Neuveville). Antigamente, havia um funicular para abreviar essa distância. Agora, ele não está mais em funcionamento. Só de carro ou pelas ladeiras e escadarias da cidade, que não são poucas.
Pelas escadas para chegar na Cidade Baixa.
Na Cidade Baixa as ruas são estreitas e quase não passam carros.
Fribourg é uma cidade universitária. Tem muita gente jovem e por isso tem vários museus e espaços dedicados às artes. Para começar visite o Museu de Arte e História de Fribourg. Se estiver com criança não deixe de fora o Museu de Marionetes e o Museu de História Natural. Mas, o mais interessante para quem curte arte é o Espaço Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle que fica num antigo depósito de bondes elétricos. Jean Tinguely, filho ilustre de Fribourg, foi criador do Novo Realismo junto com sua mulher Niki.
Na arquitetura, o principal ponto de atração de Fribourg é a catedral gótica de São Nicolau, o padroeiro da cidade. Ela foi construída entre 1283 e 1490, mas nunca chegou a ser totalmente concluída por falta de verba. Sua torre tem 74 metros de altura e dá uma boa vista panorâmica da cidade.
Ao centro, a torre da Catedral de São Nicolau e à direita a Torre do Relógio, da Câmara Municipal.
A Torre da Catedral de São Nicolau se destaca acima dos prédios de Fribourg.
A Torre da Catedral de São Nicolau se destaca acima dos prédios de Fribourg.
Outras igrejas interessantes são a Basílica de Notre Dame, do século XII, na parte alta do centro antigo da cidade; a Capela Loreto em estilo barroco no alto de uma colina e a Capela de São José construída ao lado da Loreto.
No alto da colina, Capela Loreto e Capela de São José.
À direita, a torre da Basílica de Notre Dame.
Quase em frente a basílica fica a Câmara Municipal ou Hotel de Ville que forma um belo conjunto com a Torre do Relógio e com a Maison de Ville, uma casa barroca que fica ao lado.
Hotel de Ville.
Também preste atenção às doze fontes renascentistas. São lindas e estão espalhadas por toda cidade.
Fonte Saint Jean.
Fonte da Força, na Cidade Baixa.
Muitas pontes conectam Fribourg.
Fribourg fica a apenas 25 minutos de Bern, de trem. E, a estação férrea fica no centro da cidade. Nem precisa de taxi basta sair andando para desvendar os segredos da comuna.
Rue de Romont é onde fica a estação de trem, uma rua de comércio.
DICA: nessa rua fica o Café du Midi onde se come um fondue espetacular (indicado por um amigo que mora na cidade). Peça um Moitie-Moitie (meu preferido) ou um Vacherin Pur. De comer rezando. Rue de Romont, 25.
Café du Midi.
CURIOSIDADE: A cidade de Nova Friburgo do Rio de Janeiro foi fundada por suiços saídos de Fribourg, na Suiça. Eles foram parar no Brasil e queriam fazer referência a sua terra natal.
Quando for a Suiça visite Fribourg e coma um fondue Moitie-moitie no Café du Midi.
Você vai guardar boas lembranças.
LEIA TAMBÉM
Parabéns, ótimo blog, só faltou mencionar a existência do cantinho com a placa: Place de Nova-Friburgo, homenagem do povo suíço a nossa Suíça Brasileira.
ResponderExcluirVocê conheceu Villaré?
ResponderExcluirAmooo la Ville de Fribourg, tenho a sorte de viver nesse pedaço de paraíso!
ResponderExcluirBlog excelente! Cidade linda, de onde saiu gente que fundou a nossa Nova Friburgo. Parabéns!
ResponderExcluirQue cidade linda! Origem da minha família Schueler por parte de pai! Já quero conhecer! E tirar uma foto nessa rua em homenagem a Nova Friburgo rsrs... Hoje moro no Cáceres -MT
ResponderExcluir