CASA DE PERAINDA E A ARTE DE BEM RECEBER
Todos os dias uma celebração. A mesa do café da manhã acorda coberta de amor e arte. Os temas variam: Oferendas à Iemanjá, Gorjeios da Primavera, Lembranças da Vida, Vereda Tropical. Uma explosão de cores e sabores acompanha a sequência de pratos servidos sem pressa entre bons papos. Impossível não se encantar! Afinal, a Casa de Perainda nasceu a alguns passos do Quadrado de Trancoso, no sul da Bahia, imbuída da arte de bem receber. Arte que domina com maestria.
Um lugar feito de detalhes, de hospitalidade, de capricho e que preza pela tranquilidade, como o próprio nome já diz. “Perainda” se refere, com muita baianidade, a calma de saber aguardar só mais um instantinho. Tem sintonia com esse momento difícil pelo qual estamos passando em que a ordem para manter a saúde mental é ter calma, se libertar das batidas do relógio e seguir o ritmo do coração.
Aliás, seguir o caminho do coração foi o que fizeram os sócios da Casa de Perainda. Colecionadores de arte e a frente de uma escola particular por quase 30 anos, Virgílio Machado e Alexandre Gobbo, decidiram trocar a vida agitada de Belo Horizonte pelo astral chic-descontraído de Trancoso. Investiram sonhos para construir uma pousada que traduzisse a hospitalidade da Bahia ao mesmo tempo em que propiciasse experiências inesquecíveis aos seus hóspedes. Trouxeram na bagagem parte do seu acervo particular de arte para compor os ambientes.
Dentro do conceito casa-hotel, a Casa de Perainda reúne cinco suítes amplas, muito aconchegantes e de luxo despojado na casa principal, e outras duas casas com 2 e 3 quartos de extremo bom gosto, cada uma delas com sua piscina privativa, no mesmo complexo. É o lugar ideal para quem quer se hospedar com muito conforto e privacidade em Trancoso, a alguns passos do Quadrado.
Não deu outra. Com esse jeitinho tão especial de receber, a Casa de Perainda rapidamente conquistou uma legião de fãs. Em 2018 foi recomendada pela Vogue Britânica como o melhor lugar para se viver uma experiência autêntica em Trancoso. Um grande reconhecimento conquistado em pouco tempo de vida. Também ganhou o prêmio Best Intimate Hotel 2021, pela Condé Nast Johansen Awards. Outra bela honraria.
Já deu para perceber que a pousada é espetacular. Além da decoração de tirar o fôlego e das suítes ultra caprichadas com banheiras ao ar livre em meio a plantas tropicais que dão uma sensação incrível de liberdade, a Casa de Perainda oferece menu de travesseiros, enxoval e amenities Trousseau, chá da tarde servido diariamente, spa de astral delicioso aberto para o verde e uma cozinha excelente.
A piscina é o ponto central do hotel. Revestida de pedras vulcânicas, tem um tom azul belíssimo. A um canto uma escultura de Leopoldo Martins se integra ao bar cheio de obras de arte. As espreguiçadeiras são acompanhadas com elegância por dois ombrelones de crochet desenvolvidos pela artista baiana Carol Kanashiro. Mais instagramável impossível.
Nesse momento de pandemia, a pousada está seguindo os protocolos de segurança Safe & Clean desenvolvidos pelo Circuito Elegante. Critérios bem rígidos de higiene foram elaborados como check in online, apartamento lacrado com selo depois de higienizado sendo aberto apenas pelo hóspede, pedidos de restaurante e contato com o staff via WhatsApp que aliás é de uma delicadeza sem igual. Você será muito mimado. Pode acreditar.
Além disso, a Casa de Perainda também está sob o selo da Condé Nast, The Idyllic Collection e entrou para o hall dos Gold Members, hotéis que são representados pela Gold Stamp Branding.
Como tremendo diferencial, a Casa de Perainda tem um Galpão de Arte onde é formatado o Festival de Cinema de Trancoso que vai para a quarta edição em novembro de 2021. O projeto é tocado em parceria com Flavia Barbalho.
Deguste Trancoso sem pressa.
PELO QUADRADO
O Quadrado é a alma de Trancoso. Um grande gramado onde se enfileiram casinhas coloridas de um lado e do outro, tendo ao fundo uma igrejinha branca ultra charmosa, a Igreja de São João Batista. Um vilarejo de configuração inusitada sobre uma falésia, de frente pro mar, que é um verdadeiro cenário de cinema. Apaixonante.
Leia as placas que contam as histórias das famílias dos antigos moradores, na fachada das casas. Muitos deles eram pescadores da região e descendentes de índios. Hoje, poucas dessas famílias continuam no Quadrado. A maioria das casas, mesmo mantendo a fachada com as características de outrora, foi repaginada internamente virando hotel ou restaurante.
Durante o dia, enquanto as praias atraem a galera, o Quadrado fica mais tranquilo. Ao cair do dia, quando o sol se põe, uma iluminação suave traz doses extras de charme e chama a moçada.
A verdade é que dá vontade de ficar horas e mais horas por lá, de dia ou de noite, seja bisbilhotando as lojinhas, caminhando sem pressa, vendo e sendo visto, fotografando ou sentado à mesa de algum dos tantos restaurantes e bares.
Lugares legais no Quadrado para jantar são Silvana e Cia, Capim Santo, O Cacau, Uxuá, El Gordo, Gino, Favoritto, Cantinho Doce.
Ao sair do Quadrado também tem muitas opções como o Jacaré, Aqui Sushi, Pizzaria Maritaca, Santo Café, Lua Cheia.
Um pouco mais distante fica o restaurante Floresta que é imperdível. Ele oferece uma experiência que vai além da cozinha deliciosa da Dona Jandira. A chef já foi seringueira no local onde hoje cozinha com tanto orgulho. É que o restaurante fica num seringal lindo que continua ativo. As mesas externas do restaurante reproduzem as mesas onde os seringueiros sentavam para almoçar, entre eles Dona Jandira, que hoje está do outro lado do fogão e se revelou uma chef de mão cheia. Faça reserva. Chegue um pouco antes do horário agendado para ver a propriedade ainda vazia. É linda e cheia de animais cuidados com carinho.
PELAS PRAIAS
O epicentro de Trancoso é o Quadrado mas qualquer desvio dá na praia. E basta um mergulhinho para você se apaixonar pela costa. Tem praias pra todo mundo. Com falésias, com piscinas naturais, onde o rio encontra o mar, com ondas, sem ondas, desertas, animadas...
Pertinho do Quadrado ficam as praias dos Coqueiros e Nativos sempre movimentadas, cheias de barracas e de hotéis pé na areia. Caso seu foco seja a tranquilidade basta andar um pouco e chegará a cantinhos lindos como o Rio da Barra, Praia das Tartarugas e Taipe no sentido Arraial D’Ajuda.
No sentido oposto estão a praia Rio Verde, Itapororoca, Patimirim, Itaquena, Rio dos Frades.
DICA IMPERDÍVEL
Passe o dia e almoce na Praia das Tartarugas, no quiosque Tartarugas Bar e Restaurante. A reserva deve ser feita com antecedência. Aproveite para dar um mergulho no rio da Barra, ao ladinho da Praia das Tartarugas e caminhe até as falésias de Taipe sentido Arraial d’Ajuda, se a maré estiver baixa.
ALGUMAS DISTÂNCIAS DESDE TRANCOSO
Praia do Espelho 24 km em estrada de terra
Caraíva 40 km por estrada de terra, seguida de travessia de canoa
Corumbau a partir de Caraíva são 15 km de buggy por estrada de areia/terra mais uma travessia de canoa de 3 minutos
Arraial D’Ajuda 22 km por estrada asfaltada
Porto Seguro 50 km pela estrada asfaltada sem balsa ou 23 km via balsa por Arraial D’Ajuda
ENFIM..
Imagino que você tenha ficado morrendo de vontade de conhecer a Casa de Perainda. Recomendo totalmente. Fique pelo menos 5 dias para desvendar a alma de Trancoso nessa pousada que faz você se sentir realmente em casa. Uma super experiência!
LEIA TAMBÉM
CASA DOS ARANDIS, UM REFÚGIO DE PAZ NO SUL DA BAHIA
Que viagem linda. A Bahia é surpreendente e cheia de gente boa.
ResponderExcluirBeijos
Lucia M.