O LENDÁRIO UZBEQUISTÃO
Da opulência de Samarkand à força de Tashkent, da sagrada Bukhara às muralhas de Khiva, os vestígios da antiga Rota da Seda ecoam entre mausoléus, mesquitas e cúpulas azuis, revelando os tesouros do país.
Dessa vez a seta disparou certeira para a Ásia Central, afinal, minha bússola insiste em apontar para destinos repletos de história e muito autênticos. O alvo foi o longínquo Uzbequistão. Um país dividido entre estepes e solo desértico, sem passagem para o mar e cercado por outros cinco países da família dos “istão”: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Afeganistão e Turcomenistão. Mesmo sendo pouco conhecido dos brasileiros, tem uma tremenda força ancestral por estar aninhado no território do antigo e poderoso Império Persa, bem no coração da Rota da Seda, a maior artéria comercial da Antiguidade com extensão de mais de sete mil quilômetros entre a China e o Mediterrâneo, o que acabou por gerar riquezas inimagináveis para a construção do legado que hoje encanta o mundo. Mas nem sempre as portas do Uzbequistão estiveram abertas. Sua beleza se manteve velada pelas cortinas soviéticas de 1925 até o colapso da União Soviética no início da década de 1990, um verdadeiro golpe de sorte para sua preservação.
Para ler a matéria completa sobre o Uzbequistão, escrita por Claudia Liechavicius, como matéria de capa para a edição 176 da revista TOP DESTINOS clique no link a seguir: O LENDÁRIO UZBEQUISTÃO
LEIA TAMBÉM
USHUAIA, BEM-VINDO AO FIM DO MUNDO
ROTEIRO DE UMA SEMANA NA PATAGÔNIA ARGENTINA
EOLO, UM HOTEL EM FORMA DE POESIA
RUANDA, O PAÍS DAS MIL COLINAS
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Obrigada!